Texto por Roselaine Vinciprova| Fotos Frederico Mombach
Recém inaugurada no centro da cidade de Cachoeirinha, o primeiro show roon da Cracco Joias no Estado conquistou a admiração e desejo das mulheres. A loja antes estava localizada em frente ao Nacional, na parada 51, onde permaneceu por cerca de 11 meses. A possibilidade de ampliar seu espaço e oferecer mais conforto aos clientes era um sonho que se tornou realidade. A loja oferece cerca de 5 mil itens de folheados, além de bolsas, relógios e acessórios em parceria com a Cracco, empresa fundada em 1986 que é hoje o maior exportador de joias do Brasil e reconhecida por oferecer o melhor folheado do país.
A história do casal com o segmento começou em 2007, quando Emeline começou a confeccionar anéis com cristais Swaroviski para vender para as amigas. A experiência foi gratificante, mas depois por projetos pessoais foi esquecida. Em 2010 por uma necessidade de complementar a renda Emeline decidiu montar um kit de semi-joias para vender. Reuniu colegas de trabalho e em cerca de 30 minutos o kit de R$ 600 não existia mais, foi todo vendido. Buscou o segundo e em pouco tempo foi consumido. Quando Emeline foi em busca do terceiro kit, Ivan achou que era o momento de olhar esse mercado com mais atenção. “Na terceira vez já saímos direto da empresa em que trabalhávamos para buscar o kit. Queria entender um pouco mais sobre esse mercado tão atrativo e que encantava tanto as mulheres. A Mel tem o dom de vender e eu pensei que poderia ajudar com um olhar mais empresarial. Queria explorar esse comércio”, lembra Ivan. O trabalho cresceu e Mel se desligou da empresa de grande porte em que trabalhava e começou a se dedicar especificamente para a venda. Fundaram a empresa Joia Bela e a cada dia a rede ampliava, em parceria com estéticas, revendedoras e vendedoras. A exigência pela qualidade também aumentava. “Conhecemos muito o produto, o tipo de folheado, a garantia e estávamos em busca de um material com qualidade superior para obter mais satisfação das nossas clientes. Pesquisei onde comprar e como chegar aos fabricantes”, lembra Ivan. Depois várias experiências negativas e positivas conheceram a Cracco, localizada em Guaporé.
Em 2013 o casal começou a trabalhar em grande escala. Contavam com a parceria de várias revendedoras e com a qualidade da Cracco o mercado ampliou. “Disponibilizamos um folheado de qualidade superior, com design e elementos que são muito próximos a de uma joia por um preço mais acessível. Além de serem antialérgicas”, salienta Ivan.
Com um design inovador e criativo, a Cracco Joias exporta para mais de trinta países em todos os continentes, possui lojas próprias e distribuidores independentes, com destaque na qualidade da fabricação de joias. Há mais de 10 anos é considerada a maior exportadora de joias folheadas do Brasil, com um avançado sistema de logística e transporte.
Em uma das compras na Cracco, Ivan conheceu o dono da empresa Luis Antonio Cracco e foi convidado na mesma hora para conhecer em pleno funcionamento a fábrica. Durante a conversa Ivan notou bonitos expositores e perguntou sobre eles. Com experiência na venda, no varejo e na logística, Ivan deu algumas ideias para alavancar os expositores. Luis disse que se ele conseguisse 12 lugares ele mandava entregar os expositores na Grande Porto Alegre. Cada expositor continha em média 180 peças de joias. “Para mim missão dada é missão cumprida”, garante Ivan. Pouco tempo depois, o casal já tinha mais de 50 pontos com expositores em estéticas e salões de beleza de Porto Alegre e Região Metropolitana. “O produto se vende sozinho, só de olhar a mulher se encanta. As estéticas não tinham custo algum e ganhavam um percentual sobre as vendas. Espalhamos expositores por todos os lados”, lembra o casal.
O volume expressivo em compras na fábrica Cracco, a região de comercialização de grande potencial, a experiência de trabalhar em varejo, e a missão cumprida dos expositores foram o carro chefe não só para abrir algumas portas, mas também para consolidar a parceria com a Cracco, onde ganharam o respeito e confiança do empresário Luis Antonio Cracco. “Conquistamos uma amizade extraordinária regada com muito respeito. Temos uma admiração enorme pelo Luis e pela Mari, são pessoas simples que todos os dias nos ensinam lições de vida e dos negócios. Eles reforçam os nossos valores de realizar tudo com transparência e credibilidade”, revela Ivan.
Em 2014, quando Ivan e Mel já tinham vários canais de vendas com expositores, representantes e revendedoras surgiu o convite para abrir um show roon da Cracco, com preços direto de fábrica. “Já estávamos enraizados e os clientes já conheciam a qualidade do produto”, relembra Ivan. No dia 8 de maio 2014 abriram a loja em frente ao supermercado Nacional em Cachoeirinha. Antes de completarem seu primeiro ano já estavam ocupando uma loja maior, mais centralizada e mais moderna na parada 49.
A beleza da loja Cracco se confunde com o brilho e a delicadeza de cada uma das peças que expõe. Em sua sala, Ivan estuda o comportamento das mulheres. “Não importa a correria, o grau de estresse ou as preocupações do dia a dia, quando uma mulher entra na loja ela ingressa em estado contemplativo. Imerge em um mundo só seu, onde faz parte o belo, o desejo e a essência feminina de brilho. É o momento da contemplação. Desde que começamos a trabalhar nesse ramo eu observo o quanto a joia mexe com o imaginário e a auto-estima de cada mulher. Nenhum presente é mais belo que uma linda joia”, revela Ivan. Foi observando esse comportamento que outros acessórios foram integrando o rol de produtos, como relógios e agora as bolsas, e em seguida echarpes. As bolsas são de marcas consolidadas como Ana Hickman, Felipe Krein, WJ, Isabela Piu.
Hoje a rede conta com a loja física de 160 m2, representantes que atendem toda a Região Metropolitana de Porto Alegre e mais de 50 revendedoras. Possibilitar uma renda fixa ou até mesmo uma renda extra é uma das satisfações do casal. “As meninas recebem toda a assessoria para venderem as joias, saberem se comunicar e fazer o seu próprio rendimento. Temos coordenadoras que acompanham todo o trabalho e identificam o potencial vendedor de cada menina”, garante Mel. Para o futuro, a meta é continuar caminhando com seriedade e transparência, qualificar e ampliar a equipe, abrir o show roon da Cracco em Gravataí, cidade onde moram, e lançar o e-commerce com entrega em até dois dias para toda a região.
O atendimento diferenciado de modo familiar é uma das marcas que pretendem manter mesmo durante o plano de expansão. “Contamos com a ajuda da nossa família e recebemos cada cliente com muita alegria e prazer. Temos produtos para todos os públicos e ocasiões”, garante Ivan. Uma das alegrias foi receber na nova loja os fundadores da Cracco, Luiz e Mari. “Eles ficaram muito felizes com o que encontraram. O cuidado que temos com a marca e com as peças. Hoje somos referência dentro da empresa como padrão de qualidade de loja Cracco”, conta. Ivan se emociona ao lembrar-se da confiança do empresário Luiz Cracco com o casal e um dos ensinamentos dele: enquanto estivermos olhando um no olho do outro com seriedade e transparência a nossa parceria será de sucesso. “Me sinto muito privilegiado e sei que Deus organizou tudo direitinho para a nossa vida. Sou grato a toda minha equipe e a todos os amigos e empresários que nos ajudaram. Me sinto privilegiado”, finaliza Ivan.