Por Vanessa Pellizzaro | CRN: 5981
Nutrição Funcional – http://papofuncional.blogspot.com
Com certeza, a diferença de temperatura da bebida e do corpo vão fazer com que o organismo gaste energia para tentar igualar temperatura corporal interna. Acredita-se que 8 copos de água gelada por dia chegue a ter uma gasto de 200kcal. Mas não se esqueça: nada de abusos, não adianta tomar água gelada o dia inteiro ou então tomar um milk shake achando que só porque é gelado vai trazer resultados!
Tomar líquidos durante as refeições atrapalha a digestão e dá barriga?
Após uma refeição, são recrutadas enzimas digestivas do estômago, pâncreas e vesícula com a finalidade de digerir de maneira eficaz os alimentos que serão absorvidos. A ingestão de mais de 100ml de líquidos junto as refeições dilui as enzimas digestivas tornando-as menos concentradas e, por isso, menos eficientes no processo digestivo. A sensação disso pode ser de gases, estufamento, sensação de peso e aumento do volume abdominal, não devido ao aumento de gordura, mas pela má digestão. O ideal seria beber 30 minutos antes da refeição e somente 1 hora e meia após.
Cortar carboidratos depois das 18h é uma ótima estratégia para emagrecer?
Mito. O consumo de carboidratos é essencial para que haja a produção de serotonina, neurotransmissor essencial para controlar a ingestão alimentar e trazer sensação de bem estar e relaxamento. Com menos carboidrato na refeição, há mais chances de querer ficar “beliscando” à noite. Porém, não podemos abusar dele.
Pode ser consumido na forma de frutas ou na forma de arroz/macarrão/pão integral. Não existe uma quantidade padrão, mas digamos em média 2 colheres de sopa de arroz ou duas frutas na parte da noite.
Cortar gorduras da alimentação é a melhor maneira de emagrecer rápido?
Mito. As gorduras são essenciais para que o metabolismo funcione de maneira mais rápida. Mas calma! Não podemos colocar todos os tipos de gordura na mesma categoria. As gorduras com ação benéfica estão presentes em alimentos como abacate, atum, cavala, nozes, castanhas, amêndoas, sementes de abobora, linhaça, gergelim e girassol. Fique longe de gordura trans e saturada, essas contidas em carne vermelha, margarina, biscoitos industrializados e na fritura. Além de provocarem o ganho de peso, dificultam a utilização das boas gorduras pelo organismo.
Você é o que você come?
Mito. Não basta ingerir alimentos de ótima qualidade para ter saúde e emagrecer com facilidade. A forma como o corpo aproveita esses alimentos é tão importante quanto os alimentos. Ou seja, o que digerimos, absorvemos e excretamos é o que define o sucesso (ou fracasso) de uma dieta. Para melhorar ainda mais esse processo, indicamos não beber líquidos durante as refeições, mastigar bem os alimentos, fazer boas combinações e não esquecer das fibras!
Quanto mais alimentos diet e light eu consumir mais emagrecerei?
Mito. Esses alimentos são na maioria das vezes industrializados, cheios de componentes químicos (considerados uma toxina), e com baixo valor nutricional. Assim, as pessoas se intoxicam cada vez mais, gerando um processo inflamatório e têm menos nutrientes para se desintoxicar, continuando cada vez mais ganhando peso.
Tomar café após as refeições melhora a digestão?
Não. O café não só compromete o esvaziamento gástrico, fazendo com que aquele alimento fique por mais tempo no estômago podendo gerar gases, como também relaxa os músculos que impedem a passagem dos alimentos do estômago para o esôfago. Sob os efeitos da cafeína, alimentos vindos do estômago podem facilmente voltar à garganta. O resultado é a sensação de queimação e estômago pesado.
Do ponto de vista nutricional, o café tem componentes que vão diminuir a absorção de minerais como cálcio e ferro pelo organismo, o que pode contribuir a longo prazo para um quadro de osteoporose.
Então, a dica é, consuma o café com moderação, no máximo de 3-4 xícaras por dia, nos intervalos das refeições e dê preferência a chás como de hortelã que vão ajudar e muito na melhora da digestão.
Pular pequenas refeições para comer mais no almoço e no jantar funciona?
Esse é um equívoco muito comum cometido por muita gente! É um grande engano. O organismo precisa de alimentação regular, pois trabalha de modo inteligente. Se a pessoa toma café as 7 e só vai almoçar as 13h, o organismo entende que está tendo escassez e por isso começa a “segurar” suas reservas: a temida gordura corporal. Além disso, a sensação de fome aumenta na hora das refeições principais e a pessoa acaba comendo muito mais do que comeria se tivesse, por exemplo, ingerido uma fruta 2h antes.
Ficar horas sem comer é um prejuízo em relação à perda de peso. Mas esse comportamento ainda leva a quadros de hipoglicemia, isto é, a glicose do sangue tem uma queda brusca que pode ocasionar tonteiras, desmaios e no final disso tudo até menor rendimento no trabalho, porque o cérebro precisa e muito de glicose para trabalhar a todo vapor.
Tomar suco de limão várias vezes ao dia é bom para desintoxificar o organismo?
O limão tem ação alcalinizante que melhora o funcionamento do organismo como um todo, além de ser rico em terpeno – substância que ajuda o fígado a eliminar toxinas. Porém, o excesso de suco de limão pode favorecer dor de estômago e lesão mucosa.