Verão no RS terá temperaturas mais altas e pouca chuva, apontam meteorologistas
O verão no Rio Grande do Sul, que começou oficialmente no dia 21 de dezembro e seguirá até dia 20 de março de 2025, será marcado por temperaturas acima da média e volumes de chuva abaixo do esperado. A previsão é de uma estação com maior frequência de frentes frias, que vão influenciar tanto as temperaturas quanto as precipitações.
Temperaturas mais altas do que a média
A temperatura média no estado gaúcho, durante o verão, varia entre 27ºC e 29ºC na região Noroeste e Serra, 29ºC e 31ºC no Norte, região Metropolitana, Campanha e Sul, e entre 31ºC e 33ºC na faixa Oeste, Missões e parte da região Central. No entanto, segundo o meteorologista Guilherme Borges, do Climatempo, o Rio Grande do Sul deve registrar temperaturas de 1ºC a 3ºC acima da média para a temporada.
Esse aumento será causado pela passagem de frentes frias mais afastadas do continente e pela concentração de massa de ar quente no Norte da Argentina. As frentes frias provocarão variações de temperatura, com períodos de calor seguidos de um resfriamento mais intenso após sua passagem.
Precipitações abaixo da média
Em relação às chuvas, a previsão é de volumes abaixo da média em todo o estado. De acordo com o meteorologista Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o deslocamento de canais de umidade da Amazônia pode resultar em chuvas dentro da normalidade, especialmente ao norte do Rio Grande do Sul. No entanto, a tendência geral é de dias secos com temperaturas elevadas, seguidos de instabilidade em intervalos mais espaçados.
Schneider também alerta para a possibilidade de ocorrência do “Nordestão”, um fenômeno de ventos fortes que sopram do Nordeste, principalmente nos meses de janeiro e março, que pode aumentar a variação de temperatura e gerar instabilidades no clima.
O verão de 2025 promete ser mais quente e com menos chuvas, exigindo atenção às condições climáticas, principalmente em relação ao calor e à irregularidade das precipitações.