Inaugurada em 2022, a Usina de Beneficiamento de Plásticos e Atendimento a Catadores da Restinga, em Porto Alegre, promete ampliar a capacidade de beneficiamento para até 60 toneladas ao mês das resinas plásticas polipropileno e polietileno, recebidas e triadas pela Cooperativa Central de Comercialização Integrada (Comint). Ao todo são 12 unidades de triagem de Porto Alegre.
A ampliação somente será possível devido ao investimento de R$ 1 milhão, que será doado pela empresa Braskem. Os recursos – confirmados no mês de junho – serão utilizados na conclusão das obras de melhorias estruturais necessárias para obter a licença de operação. A unidade fica na sede da Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM).
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social de Porto Alegre, Léo Voigt, afirma que a unidade vai significar acréscimo de tecnologia ao trabalho de separação do lixo seco. “Através dessa tecnologia, os catadores poderão transformar o material reciclado em matéria-prima, ganhando escala econômica na comercialização. Isso é investimento concreto na vida deles”, diz.
Economia – A estação de beneficiamento fornecerá serviços às cooperativas de catadores de plástico, permitindo que vendam a matéria-prima processada para empresas que transformam materiais reciclados, aumentando o valor dos produtos em até 60%. Quando estiver em funcionamento, a usina deverá auxiliar no sustento de aproximadamente 1,2 mil pessoas.
Fonte – Prefeitura de Porto Alegre