Texto por Kamyla Jardim | Fotos divulgação
A leitura possibilita o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, enriquece o vocabulário e aumenta o repertório de informações. Ler um livro pode ser uma fonte de aprendizado e de prazer, pois ele transmite pensamentos, traduz emoções, permite que nosso cotidiano se transforme em um mundo cheio de encantos e seduções, dando à vida um sentido intelectual e espiritual de inestimável valor. Desta forma, incentivar a leitura torna-se uma tarefa de extrema importância, que deve ser desenvolvida desde os primeiros anos de vida.
Entretanto, as tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de lado, resultando em jovens cada vez mais desinteressados pelos livros, com vocabulários limitados. Muitas pessoas dizem não ter paciência e concentração para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois, quando a leitura faz parte da rotina, as pessoas apreciam diversas obras literárias.
Com o objetivo de encantar os alunos para o mundo da leitura e propiciar experiências culturais ricas e significativas, a Secretaria Municipal de Educação de Cachoeirinha, em parceria com a Rede Municipal de Ensino, desenvolve, desde 2004, o Projeto Livro Lido. A iniciativa recebeu tal nome visto que o encontro só será produtivo se o aluno tiver conhecimento da obra do autor, despertando, assim, a curiosidade sobre os personagens, processo de criação, enredo ou outras questões múltiplas que as crianças e adolescentes podem trazer de uma experiência literária.
Desde setembro, o projeto realiza encontros de escritores com os alunos nas escolas da região. Para terem determinado autor na sua escola, os professores apresentaram uma proposta de trabalho que contemplava as atividades realizadas referente ao escritor indicado. Desta forma, quando o encontro finalmente aconteceu, a expectativa e o conhecimento dos alunos sobre a obra do visitante eram vastos.
Na programação de 2013, os escritores que participaram do projeto Livro Lido foram André Neves, Marô Barbieri, Gláucia de Souza, Hermes Bernardi, Jane Tutikian, Dilan Camargo, Christina Dias, Caio Riter, Paulo Bocca, Rosane Castro e Léia Cassol. A escola Assunção ainda irá receber no dia 1º de novembro a visita de Glaúcia de Souza para conversar com os estudantes sobre o seu trabalho.
“Todas as vezes que me perguntaram – e não foram poucas – por que eu escrevo, nunca tive dúvidas em responder: escrevo porque é a minha melhor forma de estar entre as pessoas, sejam adultos, sejam adolescentes. É onde me dou e estou inteira, porque amo as gentes, os livros, as palavras.
O programa Livro Lido me permite estar de duas formas, através do que escrevo e em pessoa. São encontros lindos nas escolas, divertidos e emocionantes, que também me alimentam duplamente: como escritora e como pessoa.
E, aí, tenho que dizer que escrevo para o encontro com adolescentes, o que torna minha participação no projeto ainda mais interessante. Internamente, eles são iguais em qualquer parte do mundo, na China ou no Alaska, o que muda é o entorno. Eles têm a sensibilidade à flor da pele. Ficam irritadíssimos por pouco, respondem por nada, são extremamente críticos, mas são grandes parceiros na construção dos encontros. Discutimos leitura, ato de criação, título, personagens com quem eles se identificam e, quando se identificam é a glória, porque são sinceros e se entregam também inteiros. Isso me dá a oportunidade de discutir com eles os seus problemas. Quem, por exemplo, quando adolescente, não pensou que seus pais gostavam mais do irmão ou da irmã do que da gente? Quem não se achou feio, cheio de espinhas, burro? É essa a magia da adolescência, a transformação de todos os dias sem que se saiba muito o que fazer, da mudança da voz, do corpo. É o que nós discutimos no Livro Lido. Da vida para a literatura e da literatura para a vida.
Sabe de uma coisa? Todas às vezes que me perguntaram o que eu seria, se não fosse escritora e se não pudesse estar com os adolescentes, nunca tive dúvidas para responder: seria infeliz.”
Jane Tutikian
Escritora e parceira do Livro Lido 2013