Texto por Rita Trindade | Fotos divulgação
Dia 8 de abril a cidade das bromélias completou 251 anos de fundação e para homenagear o município mais charmoso da região metropolitana, a revista Mais Matéria preparou um especial sobre a cidade. Confira a seguir.
Nascida às margens de um rio, o nome da cidade tem origem numa espécie de bromélia conhecida como Gravatá. Em Tupi-guarani, Gravatahy significa Rio dos Gravatás. Gravataí foi fundada em 8 de abril de 1763. Em 23 de outubro de 1880 foi emancipada. A cidade localiza-se há 23 km da capital do estado, sendo uma das 32 integrantes da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). O município ocupa uma área de 463.758 km², sendo 121,37 km² em perímetro urbano. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010, Gravataí tem uma população de 255.762 habitantes, classificando então o município como o sexto mais populoso do estado e o terceiro da RMPA. Atualmente sua principal fonte de renda é o setor industrial, tendo o Complexo Industrial Automotivo da General Motors como importante fonte de lucros, fazendo da cidade um pólo da indústria metal-mecânica brasileira.
Meio Ambiente
Atualmente há 22 praças arborizadas, muitas com espécies nativas. Há três parques, com abundantes áreas verdes, sendo dois mantidos pelo poder público. São eles: Jayme Caetano Brum, que possui área de 13.837,92 m², o Parcão da “79”, com área de 29.000,00 m² e o Pampas Safari, que possui 320 ha., sendo um parque particular, no qual se encontram distribuídos mais de 1.300 exemplares de animais da fauna mundial. É considerado o maior parque-safari da América do Sul.
O município possui ainda três unidades de conservação, são elas: a Reserva Ecológica do Banhado Grande, criada pelo estado através do Decreto nº 38.971 de 23 de outubro de 1998, possuindo área de 400 ha; o Morro Itacolomi, que é considerado uma área de preservação ecológica e paisagística do município, sendo revestido por vegetação nativa; além da Estância Província de São Pedro, contando com 400 ha. e arborização nativa.
Cultura
O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte. Gravataí também é sede de diversos eventos anuais, como a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a Festa das Bromélias e a Volta Ciclística Internacional de Gravataí, além de possuir diversos pontos turísticos, como o Museu Municipal Agostinho Martha, cujo acervo conta a história colonial da região do Vale do Rio Gravataí.
Indicadores
• Expectativa de vida: 73,6 anos (2000)
• Taxa de mortalidade infantil: 8,99 óbitos/1000
• Abastecimento de água: 98% da zona urbana
• Recolhimento de lixo: 150 toneladas/dia e em toda a cidade
• Iluminação pública: em 100% das ruas
• Iluminação residencial: em 90% das residências (incluindo área rural)
• PIB (2008): R$ mil – 5.352.575
• PIB per capita (2006): R$ 20.105
• Exportações Totais (2005): U$ FOB 326.652.182
Para comemorar essa data tão especial para Gravataí os cidadãos gravataienses mandaram seu recado para a cidade aniversariante. Confira:
“Acho essa cidade linda, tem algumas coisas que precisam melhorar como o trânsito e a segurança, mas isso todas as cidades têm. Meu programa preferido é ir à Lancheria Fialho com minhas amigas. ”
Andriele Machado – 14 anos, mora há 8 anos na cidade.
“Adoro Gravataí, mas acho que a cidade precisa melhorar muito na questão da segurança. Meus programas preferidos na cidade são, ir ao Parcão tomar um chimarrão com meu marido ou ir passear na Praça da 72”
Carla Goulart, – 32 anos, mora há 7 anos na cidade.
“Sou de Santo Antônio mas estou sempre por aqui. Gravataí tem ótimos médicos, eles são muito dedicados. Tenho dois filhos e desde pequenos eles só se tratam com os médicos da cidade. Também gosto muito da gastronomia do município, aqui tem lugares ótimos para almoçar, jantar. Adoro ir ao restaurante Al Peso e na pizzaria Cia do Sabor. ”
Maria Luisa – de Santo Antônio da Patrulha.
“Gravataí é uma cidade que evolui muito rápido, ela se expande em vários segmentos e cria ótimas oportunidades para quem vive aqui. Tem que investir muito na segurança, mas isso aos poucos vai melhorando. Nosso programa preferido é sair para comer, adoramos a pizza da Cia da Sabor, é uma delícia”
Sandy Thais e Erick Lima – 17 e 20 anos