A noite do dia 29 de maio ficará marcada na história de Cachoeirinha como o dia em que se homenageou a força empresarial do município. O Centro das Indústrias de Cachoeirinha promoveu a primeira edição dos prêmios Mérito Empresarial e Mérito Industrial com um evento impecável no Restaurante Selita Schneider. Estavam representadas as empresas que mais agregam recursos, geram emprego e levam o nome da cidade para todo o Brasil e Exterior. Foram homenageadas 75 empresas e anunciado o Mérito Empresarial 2014 para o empresário da Ritter Alimentos, Otto Walther Beiser.
Todo o evento foi patrocinado por empresas e instituições que acreditaram na iniciativa de valorizar o setor produtivo de Cachoeirinha. Os homenageados receberam um troféu com a logomarca do evento em forma de uma engrenagem, personalizado com a idade da empresa. O Mérito Industrial recebeu um troféu em aço polido com a imagem de um homem empurrando uma engrenagem.
Momentos de muita emoção preencheram a noite. O presidente do CIC, Admir Juchneski, fez um discurso falando da dificuldade de uma empresa sobreviver em um país com alta carga tributária, burocracia e leis engessadas. Lembrou que este evento era planejado há mais de um ano e que todo o esforço valeu a pena pela grandiosidade da noite.
Quando recebeu sua homenagem o empresário Otto Walther Beiser lembrou algumas histórias do seu avô Frederico Augusto Ritter, fundador da Ritter Alimentos. “Meu avô percorria as casas de Gravataí (Cachoeirinha não havia sido emancipada) para oferecer emprego às mulheres da casa, falava que era um homem sério. Mas naquela época a mulher era preparada para casar. Depois de algum tempo ele passou a construir casas na propriedade da família para oferecer aos funcionários e atrair a mão de obra”, lembrou Otto. O empresário falou da necessidade de um Estado que incentive a livre iniciativa, o empreendedorismo e a produção no país.
O prefeito Municipal Luiz Vicente Pires anunciou aos empresários o investimento de R$ 52 milhões em obras da cidade, para recapeamento de ruas do Distrito Industrial, alargamento de vias como a Fritz Breiser e implantação de ciclovias. “É uma forma de valorizar o nosso Distrito Industrial que é o responsável por sermos a oitava economia do Estado. Só tenho a agradecer a vocês por escolherem Cachoeirinha como sede das suas empresas” revelou Vicente.
O vice-presidente da Fiergs, Gilberto Petry, confessou que estava com um pouco de inveja da cidade de Cachoeirinha, pelo brilhante evento e também pela integração da entidade com o poder público. “Observamos que em 16 anos a carga tributária no Brasil, subiu mais de 10%. Ou seja, cada vez se trabalha mais para pagar impostos”, revelou. Petry parabenizou em nome da Fiergs e se somou a essa luta pela valorização industrial.
PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DAS VIAS URBANAS
Serão R$ 52.369.939,34 em 12 obras de repavimentação, asfaltamento, calçadas e ciclovias, entre outros trabalhos. A execução ficará a cargo da construtora Brasília Guaíba, vencedora da licitação. Conforme o prefeito, o pacote foi minuciosamente planejado pelo governo pensando na melhoria da infraestrutura da cidade, seu crescimento e futuro.
• Av. Fernando Ferrari (trecho 1 – entre Flores da Cunha e Frederico Ritter)
Retirada das torres de alta tensão e colocação de postes (semelhante ao que foi feito na avenida Assis Brasil, em Porto Alegre), recapeamento e execução de passeios públicos.
• Av. Fernando Ferrari (trecho 2 – entre Frederico Ritter e Fritz Beiser)
Asfaltamento e construção de passeios públicos. A via manterá a duplicação do trecho inicial, tornando-se uma alternativa à Ritter.
• Av. Caí
Recapeamento, construção de ciclovia execução dos passeios públicos.
• Fritz Beiser
Alargamento e asfaltamento desse novo trecho da via, com construção de ciclovia e passeios públicos.
• Clemente Cífali
Recapeamento e execução de ciclovia e passeios públicos.
• Rio Branco
Recapeamento e execução de ciclovia e passeios públicos.
• Rua Iguaçu
Recapeamento, ciclovia e confecção dos passeios públicos.
• Princesa Isabel
Recapeamento, ciclovia e confecção dos passeios públicos.
• Ari Rosa dos Santos
Alargamento da via e construção de ciclovia com duas faixas, mais passeios públicos.
• Av. das Indústrias
Recapeamento da via e execução de ciclovia e passeios públicos.
• Av. Frederico Ritter (trecho 1 – da Av. Flores da Cunha até a Av. das Indústrias)
Recapeamento e construção de ciclovia e passeios públicos.
• Av. Frederico Ritter (trecho 2 – da Av. das Indústrias até a ERS-118)
Construção de ciclovia com duas faixas e dos passeios públicos.