Texto por Rita Trindade | Foto Divulgação
Com um simples recurso, as horas de espera e preocupação não precisam mais existir. Avisar que está tudo bem para as pessoas mais próximas ficou muito mais fácil e seguro.
No mundo contemporâneo que vivemos, onde a insegurança e o medo nos cercam, avisar a familiares e amigos que “estamos bem”, ou pedir ajuda para resolver alguma situação de risco é constante. Você vai viajar e tem que avisar toda a família que “chegou e está tudo ok”, ou você passa por alguma ameaça de perigo como furto ou acidente e não sabe direito quais atitudes tomar, você logo pensa em contatar alguém, seja familiar ou amigo para lhe ajudar. Esse movimento de pedir ajuda ou contatar pessoas nem sempre é fácil e ágil.
Pois agora avisar contatos de confiança que você está bem ou que precisa de ajuda se tornou bem mais fácil com o lançamento do aplicativo Ooli. Focado em segurança pessoal, o app possibilita que com apenas um toque o usuário mantenha informada, sobre suas movimentações, uma rede de até cinco pessoas.
Criado pelo administrador Tiago Calegari e pelo engenheiro David Nahon, o aplicativo está disponível – inicialmente – para sistemas IOS. A plataforma oferece seis opções de ocorrências: alerta, incêndio, acidente, furto, estou bem e emergência médica. Ao receber um alerta de emergência, você escolhe se ajuda ou não. Se sim, todos os contatos alertados são avisados que a pessoa já está sendo ajudada. Ainda em 2015 haverá a versão para o sistema Android.
Calegari, um dos criadores do app, explica que além de enviar o tipo de ocorrência, ele também disponibiliza um mapa de localização, para que a pessoa que recebeu a solicitação possa decidir qual a melhor ação a ser tomada. “Tudo é feito com apenas um toque, diminuindo o tempo e a necessidade de digitar, em casos, por exemplo, de um acidente de trânsito, quando você não consegue pensar direito por razão do susto”, esclarece.
Para rentabilizar o projeto, já que o app é gratuito, os criadores pretendem investir em personalização da plataforma para empresas interessadas, além de servir como cartão de visita para o desenvolvimento de outras aplicações relacionadas à comunicação.
Tiago Calegari é empreendedor formado e pós-graduado em administração de empresas e consultor na área de segurança e tecnologia. David Nahon é especialista em segurança, pós-graduado em Gestão Financeira e especializado na Academia Israelense Contra Terrorismo (ISCA).
Como funciona – Depois de fazer o download gratuito, basta o usuário criar uma conta e cadastrar os contatos de quem vai receber os seus alertas. Os amigos ou familiares cadastrados devem ter o aplicativo instalado e aceitar sua solicitação.