Você sabia que o estilo de liderança dos gestores é responsável por 30% do lucro de uma empresa? Quem chegou a essa conclusão foi uma equipe da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, após pesquisar mais de 3 mil gerentes durante três anos. O objetivo do estudo foi revelar como o comportamento dos chefes pode afetar o clima e o lucro das empresas.
Daniel Goleman, psicólogo e autor de diversos livros sobre inteligência emocional, encabeçou o estudo de Harvard e chegou a uma lista com os seis estilos de liderança mais comuns nas organizações. De acordo com a pesquisa da Universidade de Harvard, existem seis tipos de líderes: Coercitivos, Dirigentes, Democráticos, Afetivos e Modeladores. Cada um desses estilos tem um efeito diferente sobre a equipe e funciona melhor em algumas situações específicas.
Líder Coercitivo – Exige obediência imediata, dizendo à equipe o que e como deve ser feito. Ele tende a ser controlador, criticar o que está errado e dificilmente elogia quando um membro do time se destaca. Este tipo de profissional é muito benéfico em momentos de crise, naquelas situações que pedem um controle mais próximo de todas as atividades, como durante um processo de fusão, um período de corte de custos ou para “apagar um incêndio”.
Líder Dirigente – Tem uma visão clara de longo prazo e consegue mobilizar o time na direção certa para alcançar os resultados. Costuma dar o rumo e focar no objetivo final, deixando que cada indivíduo decida o que precisa ser feito para chegar lá. Esse tipo de liderança estimula o espírito empreendedor e funciona bem quando é preciso comunicar uma nova visão após mudanças na empresa.
Líder Democrático – Envolve seu time na tomada de decisões e divide a responsabilidade com a equipe, pedindo opinião sobre o que deve ser feito para alcançar os objetivos da área ou da empresa. Funciona bem nos momentos em que é preciso ouvir ideias do time para inovar ou reinventar um processo ou modelo, e quando o objetivo é fazer a equipe se apropriar de uma decisão, objetivo ou plano.
Líder Afetivo – Para ele, as pessoas estão em primeiro lugar, criando um ambiente de harmonia no time e trata bem os colaboradores, pois acredita que o desempenho é consequência de um bom clima de trabalho. É mais adequado em momentos de estresse, quando a equipe está sofrendo por alguma razão, ou precisa recuperar a confiança.
Líder Modelador – Costuma ser inflexível e acredita que o seu jeito de trabalhar é o melhor. Por considerar-se um modelo, exige que o time trabalhe do seu jeito e não está aberto a ouvir opiniões. É um estilo que funciona quando é preciso entregar um trabalho de alta qualidade com rapidez.
Qual o melhor estilo?
Vários especialistas acreditam que não existe um tipo de liderança ideal que funcione para todas as empresas, áreas e times. Segundo o estudo da Universidade de Harvard, quanto mais estilos um líder tiver na manga para aplicar na situação adequada, melhor será seu resultado.
Entre as combinações possíveis, a pesquisa destaca os líderes que dominam pelo menos quatro estilos de liderança: dirigente, democrático e afetivo. Já os estilos modelador e coercitivo, embora importantes em algumas situações bem específicas, podem ter efeitos negativos no clima e no desempenho da organização.