Texto | Roselaine Vinciprova –
Fotos por | Frederico Mombach
A redução no consumo de energia é um dos grandes diferenciais da implantação de iluminação Led. É uma tecnologia sustentável com uma durabilidade imensamente superior e mantém durante toda a sua vida útil a mesma capacidade de iluminação. Ao conhecer os seus diferenciais e da necessidade dessa implantação em indústrias, comércios e residências Matheus Elizandro Hexsel não teve dúvidas.
Durante mais de três meses se especializou, buscou conhecimento e decidiu empreender nesta área. Em setembro a Hexsel Consultoria, localizada em Cachoeirinha, completa seu primeiro ano com alguns projetos já consolidados e uma perspectiva bem grande de futuras parcerias. “Ao conversar com qualquer empresário a primeira pergunta que surge é sobre o que exatamente é o Led. Ao falar da tecnologia e suas vantagens a pessoa fica surpresa. A redução com o gasto com iluminação é de até 80%, além disso, temos uma qualidade muito superior”, revela Matheus.
Se comparada a uma fluorescente compacta que tem uma vida de 6 mil horas o Led é muito superior com vida útil de 50 mil horas, quase 8 vezes mais. Outra vantagem é que a iluminação Led não emite radiação IV/UV, o que evita danos a pele, plantas e objetos, sem esquentar. Em sua composição não existe a presença de metais pesados como chumbo e mercúrio sendo um produto totalmente sustentável sem danos ao meio ambiente.
Matheus tem prospectado em todo o Brasil com o objetivo de ser um aliado da crise. “Por mais que a pessoa gaste naquele primeiro momento, em pouco tempo, cerca de 6 a 12 meses o projeto já se pagou”, afirma. Ele acredita que é justamente na instabilidade da economia que o empresário deve pensar diferente. “Não conseguimos resolver o problema com o mesmo pensamento que entramos nele. É preciso pensar diferente para obter novos resultados”, revela.
Quando fundou a Hexsel em setembro do ano passado, Matheus sentia a necessidade, além de ser um fornecedor das lâmpadas, de disponibilizar toda a parte de material elétrico e prestação do serviço. “O próprio cliente pediu que a gente executasse o serviço completo. Fizemos parceria para o suprimento dos materiais elétricos e indicamos o prestador, caso seja necessário”, afirma. Durante uma viagem aos Estados Unidos no final do ano passado, a Hexsel fechou sua primeira parceria em Nova Jersey. “Conversei com um empresário do ramo de construção e ele gostou da ideia. Nos Estados Unidos a iluminação ainda é incandescente e o Led está a anos luz na frente”, revela Matheus.
O prédio de 26 andares recebeu nova iluminação e cordas luminosas que deram outra visibilidade para a construção. O empresário ficou tão satisfeito que agora já estão trabalhando na implantação da tecnologia em outros 10 prédios (foto abaixo). Aqui na região a tecnologia tem ganhado adeptos. “Já fechamos parcerias com lojas, indústrias e até faculdade”, conta Matheus. Um dos diferenciais da Hexsel é que a venda acontece em qualquer quantidade para pessoas físicas ou jurídicas.
Matheus tem o espírito empreendedor e desde muito jovem, com cerca de 6 anos iniciou um pequeno comércio de venda de ovos de codorna. “Sempre pautei minha vida em achar soluções que pudessem render negócios. Ajudar na solução de problemas”, revela. Durante um período em que viveu nos Estados Unidos com sua mãe, com cerca de 15 anos, notou que o mercado de passear com cães era bem procurado e lucrativo. Decidiu melhorar o serviço, com contratação de seguros, padronizou com uso de logomarca, materiais de divulgação e criou algumas vantagens competitivas.
Em pouco tempo já tinha 300 cachorros e teve que contratar outras pessoas para ajudar a dar conta da demanda. A empresa chamou tanto a atenção que foi vendida. Matheus busca nos livros, filmes, palestras e cursos suas inspirações para ser um inovador. Steve Jobs, Bill Gates e Jordan Belford são algumas das referências. Uma das grandes lições é que como prestador de serviço ele deve sempre agregar valor.
Fazer o melhor para o seu cliente, usando soluções inovadoras que respeitem o meio ambiente e façam a diferença na vida das pessoas. Mas os seus valores Matheus garante que esses vieram de berço mesmo: transparência, honestidade, seriedade e confiança. É com essa vivência e pensamento que pretende expandir a Hexsel e empreender em novos negócios. “Temos diversos projetos que estão engatilhados com o objetivo de ampliar a tecnologia Led e garantir mais facilidades aos nossos clientes”, revela Matheus.