TEAcolhe: Cachoeirinha será uma referência no atendimento a pessoas com autismo na região
Cachoeirinha está entre as 28 cidades do Rio Grande do Sul que serão beneficiadas com um Centro de Atendimento em Saúde do Programa TEAcolhe, uma iniciativa estadual voltada para oferecer suporte multidisciplinar às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (05), no Palácio Piratini, em um evento que contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Bianca Breier, do governador Eduardo Leite e da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann.
De acordo com a secretária da saúde de Cachoeirinha, Bianca Breier, o município terá um prazo para implementar o programa, e nos próximos dias serão divulgados detalhes sobre o funcionamento do centro.
“Com o Centro de Atendimento em Saúde, Cachoeirinha se tornará uma referência no atendimento a pessoas com TEA na região 10 de Saúde do RS, juntamente com Porto Alegre, que também foi contemplada com o CAS TEAcolhe. É importante ressaltar que os atendimentos serão encaminhados pelo Governo do Estado, através do Gercon da Saúde Pública Estadual,” destacou.
Com um investimento de R$ 70 milhões, o programa representa um grande avanço no suporte às pessoas com TEA na região, garantindo acesso a serviços de qualidade e promovendo a inclusão e o bem-estar desses indivíduos e suas famílias.
Sobre o Programa TEAcolhe
O TEAcolhe, foi lançado em 2021 e atua como uma retaguarda assistencial e de suporte técnico-pedagógico às equipes dos municípios por meio dos centros macrorregionais de referência. Os CAS (Centro de Atendimento em Saúde), serviços regionais especializados, acompanharão pessoas com autismo em todo o seu ciclo de vida, contando com pelo menos seis profissionais com formação em TEA e capacidade para realizar 1.200 atendimentos mensais.
Fotos: Gustavo Mansur/Secom