Discutir as estratégias adotadas para melhorar a gestão das cidades foi o alvo da 4ª edição do seminário de Gestão e Desenvolvimento realizado no auditório da Faculdade CNEC, em Gravataí, no doa 20 de junho. O evento é promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS) e contou com a participação de diversas autoridades e estudantes da área.
O painel “Conectados no Desenvolvimento da Sociedade”, dividido entre a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do município, Selma Fraga, e o presidente do CRCRS, Márcio Schuch Silveira, abriu iniciou o seminário. Ele destacou, dentre outros fatores, a importância da gestão do tempo para um desempenho profissional de excelência na gestão dos negócios, seja na área pública ou na área privada.
Schuch também apresentou uma visão do Sistema CFC/CRCs, ponderações sobre governança corporativa e os reflexos da contabilidade em nível global. “A profissão contábil global representa prosperidade e desenvolvimento sustentável, que são melhor possibilitados pela paz, justiça e instituições fortes”, frisou o presidente.
A secretária Selma Fraga apresentou Gravataí, com seu slogan de “cidade inovadora”, como a quarta economia municipal do Rio Grande do Sul e uma das cem maiores do Brasil, destacando a força de sua indústria, comércio e serviços. Discorreu sobre os programas que estão sendo implementados, visando a transformar e diversificar a matriz econômica do município, tendo a inovação como vetor de desenvolvimento econômico e social.
Ela considerou essencial a atualização permanente dos profissionais envolvidos nesse amplo processo, entre eles os contadores. “Principalmente no caso de empresas jovens como as startups, é comum que os empresários necessitem de suporte para estruturar uma boa gestão. Nesses casos, os profissionais da contabilidade são muito importantes e precisam estar preparados para responder às demandas”, explicou a titular da secretaria municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia.
Após, o coordenador operacional do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade, Zulmir Breda, abordou as dificuldades do atual modelo econômico global, próximo da exaustão, e a necessidade de adoção de um novo paradigma. “Empresas devem atender suas necessidades lucrativas do presente, sem, contudo, comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem suas próprias necessidades, como preconiza o novo paradigma da governança para a sustentabilidade”, ressaltou Breda.
Na sequência, o coordenador da Comissão de Estudos de Governança e Compliance do CRCRS, Sérgio Laurimar Fioravanti, tratou de “Governança e Compliance nas Organizações Contábeis”, passando pela definição de governança e seus pilares: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Ao finalizar a apresentação, propôs um rápido teste a fim de que os profissionais detectassem se de fato estão utilizando boas práticas de governança.
A palestra “Contrato de Prestação de Serviços – Atendimento ao Cliente”, com o coordenador da Comissão de Estudos de Organizações Contábeis do CRCRS, Gustavo Caletti, encerrou o evento. Em foco, a percepção do cliente: aspectos que este considera mais relevantes e a melhor forma de entregar um serviço cuja qualidade seja percebida por esse cliente.
Fonte – CRCRS