Startups de Gravataí são selecionadas em edital da FAPERGS para inovação tecnológica
As startups PraKaranga e Trindtech, vinculadas ao Programa Startup Gravataí, foram selecionadas no edital FAPERGS nº 07/2024, que oferece subvenções para desenvolvimento tecnológico e contratação de profissionais qualificados. A iniciativa busca fortalecer startups no Rio Grande do Sul e reter talentos na área de tecnologia.
A conquista das startups reflete o impacto do suporte oferecido pela Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT) em parceria com a incubadora Unitec/Unisinos. O programa Startup Gravataí promove mentorias e capacitação técnica, além de facilitar o acesso a editais estratégicos.
A PraKaranga utilizará os recursos do edital para contratar profissionais especializados, incluindo um doutor em Design Estratégico e um mestre em Computação Aplicada. A CEO da startup, Daina Godinho, destacou a importância do programa no processo. “O apoio foi essencial em todas as etapas, desde a elaboração do projeto até o acesso a mentorias. Estamos confiantes de que esses talentos irão integrar permanentemente nosso time ao final do projeto”, afirmou.
A Trindtech, por sua vez, aplicará o financiamento na contratação de três bolsistas por 24 meses para acelerar o desenvolvimento de sua plataforma de gestão de talentos. Segundo o CEO, Diraci Junior, o recurso permitirá implementar funcionalidades que conectem profissionais do setor de tecnologia a experiências práticas e mentorias, promovendo inclusão e inovação.
A secretária da SMICT, Selma Fraga ressaltou que a seleção reforça o papel do programa no fortalecimento do ecossistema de inovação de Gravataí. “Estamos no caminho certo ao fomentar a inovação, atrair talentos e criar soluções que consolidam Gravataí como um polo de tecnologia e empreendedorismo”, destacou.
Para o CEO do Tecnosinos, Silvio Bitencourt, Gravataí segue se consolidando como um polo de inovação no estado. “Resultados como este demonstram o impacto positivo da integração entre mentoria e competência no desenvolvimento de negócios inovadores”, concluiu.