Startup Gov Tools: plataforma promete facilitar comunicação com a população em eventos climáticos
Na tarde da última semana, durante uma reunião realizada no gabinete do então prefeito em exercício, Dr. Levi Melo, a startup Gov Tools validou os dados coletados durante o evento climático que ocorreu em Gravataí no dia 16 de janeiro. Esses dados serão fundamentais para uma nova solução que visa facilitar a comunicação entre o governo municipal e a população em situações de eventos climáticos de grande magnitude.
O Laboratório de Inteligência de Dados de Gravataí (Lidag) compilou essas informações e elaborou gráficos utilizando a plataforma Power BI, identificando os locais mais afetados e as maiores necessidades, o que auxiliará na tomada de decisões da Defesa Civil.
Em colaboração com a Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict), a startup Gov Tools está desenvolvendo uma solução para facilitar os pedidos e a comunicação entre a população e o governo em futuros eventos climáticos de grande magnitude.
Atualmente, a plataforma está em fase de prova de conceito, sendo validada para garantir seu correto funcionamento. Após essa etapa, estará disponível para utilização pelo governo municipal e pela Defesa Civil.
Além disso, a importância desse projeto foi discutida durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Gravataí – CODES realizada na quarta-feira (21), com o tema “Preparando Gravataí para novos tempos”, que abordou os eventos climáticos recentes que impactaram a cidade.
Para a secretária da Smict, Selma Fraga, a ferramenta será uma grande aliada na antecipação destas ocorrências na cidade. “A ferramenta auxiliará para gerenciar esses eventos, pensar como que a prefeitura pode se antecipar ao fazer sua recorrência”, ressaltou.
Para o secretário adjunto de Serviços Urbanos (SMSU), Laone Pinedo, ferramentas como esta, contribuem para tomada de decisão. “Ferramentas como essa vão além da agilidade na comunicação entre contribuintes e Prefeitura, são instrumentos de análise de dados e de tomadas de decisões futuras”, destacou.
Na reunião estiveram presentes representantes da startup Gov Tools, Marlon Candido, Andrew Brunoro e Willian Marcos, os secretários das Secretarias de Obras Públicas (SMOP) e de Mobilidade Urbana (Semurb), Guilherme Ósio; de Meio-Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Sema), Diego Moraes; de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict), Selma Fraga; o secretário adjunto de Serviços Urbanos Laone Pinedo e o coordenador de dados do Lidag e adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia, Robson Andrei.