Texto por Roselaine Vinciprova | Fotos Frederico Mombach
Atenta às novas formas de negociação, ao cenário econômico atual e a projeção de crescimentos pelos próximos anos, a Falubi mudou seu nome fantasia, a sua identidade visual e passou a atender em nova sede, agora própria, porém mantendo-se em Gravataí. Distribuidora Autorizada dos produtos Serasa Experian hoje, a empresa é líder de mercado no Rio Grande do Sul e está entre as três maiores da região sul e entre as 10 maiores do Brasil. Nessa nova postura, visando o crescimento de forma sólida e com um posicionamento forte com foco na qualidade da prestação de serviços, passou a se chamar Credencie Consultas Cadastrais. Em dezembro, inaugurou sua nova sede localizada na Rua Frei Tomé, 40, no bairro Dom Feliciano, com infraestrutura completa para abrigar os mais de 30 colaboradores e ainda espera para acomodar novos setores com foco no crescimento.
O diretor comercial da empresa Fabiano Alves lembra que no cenário econômico atual não deve existir espaço para a inadimplência. “Em uma economia marcada pela instabilidade não pode haver nenhum tipo de perda financeira entre o processo de concretização de negócios até o recebimento. A importância de analisar um possível comprador ou até mesmo o comprador assíduo (cliente da base) é imprescindível para pequenas, médias e grandes empresas”, revela. Com o aumento da inadimplência é de suma relevância que os empresários busquem formas de minimizar esse risco. As consultas cadastrais surgem como uma parceira do negócio. Cerca de 59 milhões de brasileiros começaram o ano na lista de devedores. O número é o maior já registrado desde que o levantamento passou a ser feito pela Serasa Experian, em 2012. O total de dívidas chega a R$ 255 bilhões. A região sul tem atualmente 22,4% da população em situação de inadimplência, sendo a menor entre os estados brasileiros.
É justamente com a qualidade da informação oferecida que o cliente pode contar com o maior banco de dados do Brasil, antes da tomada de decisão, desde a prospecção até a cobrança de pessoas físicas e jurídicas. A inteligência das informações proporcionam desde consultas simples de geração de crédito até o comportamento da empresa e dos sócios, além da análise de balanços. “Na hora da negociação, dependendo do volume, o cliente pode optar pelo tipo de consulta”, revela a Diretora Financeira, Luciane Caldas. O grande diferencial da Credencie Consultas está no suporte ágil, treinamento do sistema e otimização dos custos. “O cliente não precisa ligar para um call center e ficar esperando para esclarecer sua dúvida. Fornecemos o suporte completo para a eficiência da ferramenta”, garante. Além do treinamento e da capacitação, a Credencie mantém um vínculo muito próximo com seus clientes. Profissionais de pós-negócios e gerentes de relacionamento têm a tarefa de entrar em contato, periodicamente, para checar a boa utilização do sistema de informações.
Para fornecer o suporte necessário e garantir a fidelização dos clientes, a Credencie investe constantemente no aprimoramento dos seus processos e na capacitações dos colaboradores. “Fortalecemos o capital intelectual porque nos dá suporte para atender bem e oferecer a solução necessária para cada um dos nossos clientes”, revela Fabiano, que garante que o desafio é proporcionar um ambiente de trabalho com respeito, transparência e amizade.
Com cerca de 1700 clientes ativos, a Credencie contabiliza cerca de 90% de redução da inadimplência das empresas que passam a utilizar o serviço. Cliente desde 2012, a Magic Brands entende a necessidade de ter o respaldo de uma empresa de credibilidade, fornecendo suporte na análise de crédito. “A diferença em ter uma parceria direta com uma grande empresa e o contrato com o prestador de serviço é justamente a proximidade do serviço personalizado, com o mesmo custo e, muitas vezes, até menor”, revela a diretora financeira da Magic Brands, Angelita Tassoni. Hoje a Magic Brands tem uma inadimplência abaixo de 1%, graças a utilização correta das ferramentas do banco de dados do Serasa Experian. Angelita afirma que as consultas auxiliam na inteligência do negócio, quando é possível analisar o cliente como um todo, identificando comportamento e calculando os riscos. “Sempre que há dúvidas ou necessidade de negociação, a Credencie soluciona rapidamente”, afirma Angelita.
A Serasa Experian é líder mundial em serviços de informação. Presente há mais de 45 anos no mercado brasileiro, a Serasa Experian dinamiza a expansão dos negócios com segurança e rentabilidade, apontando os melhores caminhos para a tomada de decisão em crédito, marketing e certificação digital, atendendo empresas de todos os portes e setores. Aliando a melhor tecnologia a uma profunda compreensão do mercado. A empresa oferece também um portfólio de soluções abrangente e adequado a cada etapa dos negócios, desde a prospecção até a cobrança. Responde online/real-time a 6 milhões de consultas diárias, demandadas por 500 mil clientes diretos e indiretos.
A mudança da identidade visual passou por um longo estudo com o objetivo de ser um nome mais familiar, mas com a mesma promessa de entregar um serviço de excelência aos consumidores. Em novembro do ano passado a empresa recebeu o presidente do Serasa Experian do Brasil, Luiz Henrique Didier Jr., que veio conhecer a fórmula de sucesso da Credencie Consultas. Em pouco tempo (quatro anos), a empresa se tornou líder no Rio Grande do Sul, está entre as três maiores do sul do país e entre as 10 do Brasil. Devido a indicações de clientes, hoje a Credencie está presente em 17 estados do Brasil.
O planejamento da empresa prevê a consolidação de novos mercados com a abertura de novas filiais. Em fase de finalização está a unidade de Pelotas (RS) e em andamento a abertura da unidade em Brasília (DF), que se somam a unidade já em pleno funcionamento em Chapecó (SC). A Credencie Consultas busca a liderança de mercado da Região Sul e planeja ser a número um do Brasil.
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