A rotatividade de profissionais, em qualquer segmento, é um aspecto que precisa ser levado em consideração pelas grandes e pequenas organizações na determinação de suas estratégias. Perder um talento é sempre prejudicial, pois se perde lucratividade, produtividade e histórico. As saídas dos profissionais de maneira desordenada interferem na motivação das equipes e em seu comprometimento e podem trazer resultados negativos em todos os níveis de uma organização.
Com base neste contexto, a Michael Page, empresa de recrutamento especializada em profissionais de média e alta gerência, preparou um estudo que aponta os setores da economia onde o turnover é maior e onde ele é menor. A pesquisa foi realizada com 421 representantes de empresas nacionais e multinacionais das áreas de Finanças, Recursos Humanos, Vendas, Tecnologia da Informação, Marketing e Jurídico.
De acordo com o material, as áreas de Operações e Vendas são os setores que representam maior turnover dentro das companhias. Em cargos de gestão e diretoria, as áreas que representam maior turnover são as áreas de Vendas com 35,2% e de Marketing 32,4%. A área de Finanças das empresas multinacionais vem em segundo lugar, com 20,4% das respostas. Marketing e Recursos Humanos se equilibram, com uma média de 7,3% das respostas.
Setor de RH é o de menor turnover em cargos de gestão e diretoria
22