Sérgio Mendes Ribeiro foi o fundador da Neoform S.A, umas das primeiras indústrias de Cachoeirinha, no ano de 1960. A empresa que hoje desenvolve tecnologia de ponta para embalagens, proteção e conservação de alimentos, iniciou com a fabricação de slides de cinema para publicidade, alguns pintados à mão para aparecerem coloridos na tela do cinema preto-e-branco.
Na época, a infraestrutura da região era precária. E ficou assim por muitos anos. Motivado por buscar conquistas para todos os industriários de Cachoeirinha e consequentemente de toda a população, Sérgio Mendes Ribeiro se tornou o primeiro presidente do Centro das Indústrias de Cachoeirinha (CIC). Presidiu a entidade por dois mandatos consecutivos, de 1981 a 1985. Nesse ínterim foram executados os acessos ao Distrito Industrial e a pavimentação parcial, além da execução do esgoto pluvial da Av. Frederico Ritter.
Embora com o Distrito Industrial já tivesse completado a sua primeira década, as condições de infraestrutura da região ainda eram bem deficitárias e recém chegavam os primeiros telefones. O CIC cumpriu um papel fundamental no desenvolvimento industrial do município desde sua criação, reivindicando e conquistando melhorias como iluminação e pavimentação. Até hoje, a missão do CIC é representar, defender e fortalecer o setor industrial de Cachoeirinha, através da capacitação, informação, prestação de serviços e integração dos associados e comunidade.
Também na gestão de Sérgio a entidade conseguiu a cedência, em comodato com a prefeitura, de um terreno de 2,8 mil m² para a construção da creche que atende crianças de funcionários das empresas associadas ao CIC. Sérgio foi incansável na luta pela instalação de um posto do Corpo de Bombeiros na cidade, que anos depois culminaria na Campanha exitosa dos Bombeiros Já, onde a entidade teve papel fundamental na conquista do caminhão com uma escada Magyrus, vindo da Alemanha e em seguida a construção do quartel do Corpo de Bombeiros.