Senac Gravataí e Smict discutem etapas para a implementação do Gurias na T.I.
Na última quarta-feira (24) ocorreu a primeira reunião entre o Senac Gravataí e a Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia de Gravataí (Smict) para tratar sobre a implementação do programa “Gurias na T.I.”. Voltado para meninas a partir dos 16 anos, o projeto busca qualificar estudantes que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio em escolas públicas, com ênfase na área de Tecnologia da Informação (TI).
O encontro abordou diversos tópicos, incluindo o escopo do programa, as etapas de implementação e estratégias para garantir o acesso e participação das jovens interessadas. A iniciativa tem como objetivo principal proporcionar oportunidades de formação e capacitação em TI, contribuindo para a diversificação e inclusão de gênero nesse setor.
A titular do programa, Selma Fraga, e o coordenador Renato Decosta demonstraram comprometimento com a promoção da igualdade de gênero e o incentivo à participação feminina em áreas tradicionalmente dominadas por homens, como a Tecnologia da Informação. A parceria com o Senac Gravataí destaca a importância da colaboração entre setores público e privado na promoção de programas educacionais inovadores e inclusivos.
Além disso, a iniciativa é uma resposta à necessidade de equidade de gênero em campos profissionais ligados à tecnologia, e visa criar um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades técnicas e o fortalecimento da presença feminina na área de TI.
Este foi o primeiro passo para implementação do projeto, que ainda não possui data, porém o programa “Gurias na T.I.”, já representa um passo significativo na direção da construção de uma sociedade mais igualitária e inclusiva, permitindo que todas as jovens, possam ter a oportunidade de explorar e prosperar em carreiras relacionadas à tecnologia.