Sebrae RS lança Campanha de Compras Locais para apoiar negócios do Rio Grande do Sul
Devido às enchentes que têm afetado o Estado nas últimas semanas, o Sebrae RS lançou uma campanha para incentivar a população a comprar produtos locais e apoiar pequenos negócios do Rio Grande do Sul. Com a hashtag #compradogaucho, a iniciativa está nas redes sociais e busca sensibilizar os consumidores a comprarem de micro e pequenos empreendedores (MPEs), mantendo assim a economia ativa e garantindo empregos.
De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS, Luiz Carlos Bohn, garantir o funcionamento desses negócios é fundamental para a recuperação das cidades, pois são responsáveis pelo emprego e renda da população.
“Garantir o giro desses negócios nesse momento significa a manutenção da atividade desses milhares de empresários e de suas famílias. Gerar renda também significa dignidade para as pessoas. Governos têm sua responsabilidade, mas as organizações, instituições e a sociedade também têm seu papel. Os pequenos empreendedores, se conseguirem manter suas empresas ativas neste momento, também podem ter condições de ajudar outras e mobilizar o seu entorno”, destacou.
Em Porto Alegre, cerca de 46 mil empresas foram afetadas pelos alagamentos. Um levantamento do Sebrae RS revelou que aproximadamente 600 mil micro e pequenas empresas no estado foram impactadas direta ou indiretamente. As inundações comprometeram a circulação de pessoas e mercadorias, afetando setores como bares, restaurantes, casas noturnas, shows, eventos, feiras e o comércio em geral.
Para apoiar os empresários afetados, o Sebrae RS disponibilizou um repositório online com informações sobre medidas e programas anunciados pelo governo, além de orientações para acesso a recursos privados, suspensão de pagamentos de financiamentos e renegociação de dívidas. Mais informações podem ser acessadas no site oficial do Sebrae RS.