Sites falsos simulam programa gerador de guias do MEI; saiba como se proteger.
A Receita Federal emitiu um alerta na última quarta-feira (24), sobre sites fraudulentos que imitam o Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Microempreendedor Individual (PGMEI). Estes sites direcionam os usuários para sistemas que imitam o programa gerador de guias do MEI, mas emitem documentos falsos de arrecadação, resultando em prejuízos financeiros e compromissos legais para os contribuintes.
O órgão informou que está adotando ações para investigar e coibir a disseminação desses sites fraudulentos, visando proteger os cidadãos e combater essas práticas criminosas.
A Receita Federal orienta os cidadãos a se certificarem de que estão acessando os canais oficiais para gerar documentos do PGMEI ou outros serviços. O domínio oficial deve conter “receita.fazenda.gov.br” no link.
Dicas de Segurança:
- Ao acessar o PGMEI, verifique se o domínio do site é “receita.fazenda.gov.br”.
- Desconfie de sites que solicitam informações sensíveis ou redirecionam para páginas suspeitas.
- Utilize sempre os canais de atendimento oficiais da Receita Federal para esclarecer dúvidas e confirmar a autenticidade dos serviços.
Links para Verificação:
– Link correto:
– Link fraudulento:
- consulta-pagamento.pgmei.site
- www8-receita-fazenda-gov-br.codews
Por questões de segurança a Receita Federal divulgou exemplos de sites fraudulentos e retirou os links completos.
Contribuintes que suspeitarem de fraudes ou tiverem dúvidas devem entrar em contato diretamente com os órgãos gestores por meio dos canais de atendimento oficiais.