Texto por Denise de Oliveira Milbradt | Foto Divulgação
A Constituição Federal preconiza que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Em Cachoeirinha e Gravataí os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem recorrer às Unidades Básicas de Saúde ou se inserir nas estratégias de Saúde da Família (ESF) para procedimentos de baixa complexidade.
Alguns grupos de risco têm programas específicos de ajuda, enquanto exames e urgências podem ser requisitados nos hospitais ou ainda numa das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Há ainda o fornecimento de medicação gratuita. Saiba onde procurar o serviço adequado, otimizando seu tempo.
Unidades Básicas
Cachoeirinha – Segundo o coordenador de Atenção Básica, João Luiz Dornelles, são oferecidos consultas médicas (clínico, pediatra e ginecologista), medição de pressão e de glicemia, coleta de exames citopatológicos, autorizações de exames, orientações sobre o processo de marcação de consultas. Além disso, é possível requisitar o encaminhamento para especialidades que não são disponibilizadas nessas unidades. Já o setor de enfermagem realiza curativos, aplicações de vacinas e, em algumas unidades, são fornecidos medicamentos e materiais para curativos domiciliares. Têm grupos de caminhadas com hipertensos e diabéticos.
Gravataí – A atuação é semelhante com exceção das ações educativas promovidas em escolas e creches do município. A meta é prevenir doenças e reduzir custos conforme as novas diretrizes do Ministério da Saúde.
Saúde da Família
Cachoeirinha – Os profissionais das unidades de Estratégia de Saúde da Família são formados por médicos, dentistas, equipe de enfermagem e agentes comunitários, que realizam visitas domiciliares. As ESFs possuem também grupos de tabagismo, de caminhadas e de gestantes.
Gravataí – O médico é habilitado para atender todas as especialidades básicas e é realizado acolhimento diariamente, momento em que as demandas dos usuários são avaliadas e atendidas conforme as prioridades.
Urgência e Emergência
Cachoeirinha – Atualmente as emergências clínicas e exames de eletrocardiograma (ECG) são atendidos no Pronto Atendimento 24h (PA 24 Horas) e no Hospital Padre Jeremias. No hospital é possível fazer raios-X, ecografias, mamografias e exames laboratoriais, emergenciais ou agendados pelos postos de saúde. O município oferece ainda fisioterapia e exames de tomografia computadorizada sem acompanhamento anestésico, autorizados na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No Centro de Especialidades Clínicas também são oferecidos exames de ECG, Espirometria e Colposcopia, sendo todos encaminhados pelas unidades básicas de saúde. Já as emergências traumatológicas recebem o segundo atendimento na Fundação Universitária de Cardiologia – Hospital de Viamão (em geral encaminhados pelo Hospital Padre Jeremias). Casos não cirúrgicos vão para a Clínica de Ortopedia, localizado também em Viamão.
Gravataí – Casos de urgência e emergência ou exames mais complexos, a orientação da Secretaria da Saúde é que os pacientes procurem o Pronto Atendimento Municipal 24h ou o Hospital Dom João Becker. Para ampliar a oferta deste tipo de serviço estão sendo erguidas duas novas unidades de Pronto Atendimento 24 Horas, as chamadas UPAs do Governo Federal. Uma na região das Cohab’s, na parada 74, e outra na região das Moradas do Vale, na ERS 020, parada 65.
Programas dirigidos
Cachoeirinha – Pacientes com hipertensão, diabetes, HIV, DSTs, tuberculose, Hanseníase, Raiva, tabagismo, obesidade, pacientes acamados, pacientes ostomizados etc. recebem atenção especial nas unidades básicas de saúde e da saúde da família.
Gravataí – O município possui vários programas e estabelecimentos para tratar doenças específicas. O Serviço de Atenção Especializada (SAE) trata doenças como DST’s, AIDS, hepatites, toxoplasmose, doença de Chagas e acidentes com material biológico; entrega de resultados dos exames anti-HIV; consultas especializadas de tisiologia para portadores de tuberculose, dermatologista para portador de hanseníase; dermatologista para a realização de exames como biópsias, aplicação de nitrogênio e metacril para pacientes com lipoatrofia facial, causado em virtude dos antiretrovirais; gineco-obstétrica e psicológica para profissionais do sexo e portadores de DST/HIV/AIDS, dispensação de medicamentos antiretrovirais, para tratamento de tuberculose e antihansenianos, entrega de leite em pó para crianças filhos de mães HIV positivo e entrega de preservativos, lubrificantes e folhetos informativos. No Departamento de Atenção Especializada atende categorias específicas, principalmente mulheres. Há ainda a rede de Centros de Atenção Psico-Sociais (CAPS) que trata pacientes dependentes químicos e de alcoolismo, e pacientes com transtornos psiquiátricos. São três: CAPS I (Infantil), CAPS II (Adulto) e CAPS AD (Álcool e Drogas).
Ainda, outro programa de atendimento a pacientes específicos é o Senq, que trata de pacientes com problemas de nutrição e obesidade. Existe o Programa Primeira Infância Melhor (PIM)/ Bebê Saúde, que cuida de mães e bebês em situação de risco e vulnerabilidade.
Medicação gratuita
Cachoeirinha – 141 tipos de medicamentos, tais como analgésicos, antipiréticos, medicamentos para tratamento da gota, anti-inflamatórios, antialérgicos, antibióticos, antifúngicos, antiparasitários, medicamentos que atuam sobre o sistema digestivo, antihipertensivos, insulinas e antidiabéticos orais, antiarrítmicos, hipolipemiantes (para o colesterol), anticoagulantes, contraceptivos, repositores de hormônios da tireóide, saúde da mulher, escabicidas, pediculicidas, antianêmicos, antiparkinsonianos, colírio para glaucoma, anticonvulsivantes, ansiolíticos, antipsicóticos, antidepressivos e estabilizadores do humor. As unidades que contam com dispensação de medicamentos no município são: ESF Araçá, ESF Jardim Betânia, ESF Otacílio Silveira (Farmácia Distrital), UBS Caic Granja Esperança, UBS Cohab, UBS Décio Martins Costa (Farmácia Distrital), UBS Getúlio Vargas, UBS Nova Cachoeirinha, UBS Osvaldo Cruz (Farmácia Distrital), UBS Vila City, CEC e Farmácia Central. Lembramos que o Ministério da Saúde oferta gratuitamente medicamentos para asma, hipertensão e diabetes em toda a rede de farmácias credenciadas no Programa Farmácia Popular e Saúde Não Tem Preço. São encontrados nessas farmácias, mediante co-pagamento, medicamentos contraceptivos, antiparkinsonianos, hipolipemiantes, para glaucoma, osteoporose e rinite, a um custo bem abaixo do PMC (preço máximo ao consumidor).
Gravataí – No município o paciente pode retirar medicamentos gratuitamente na Farmácia Municipal, na Farmácia do Estado ou em qualquer uma das 6 Farmácias Distritais, e ainda com até 90% de desconto nas Farmácias Populares do Brasil. A Farmácia Municipal é a que oferece uma quantidade maior de medicações, sendo 94 básicas e 23 controladas. Nas distritais são oferecidos os medicamentos básicos. Para o paciente retirar a medicação é necessário portar um documento de identificação e a receita do SUS. Aqueles medicamentos que porventura a Rede Municipal, não ofereça podem ser requeridos na Farmácia Estadual ou ainda, se esta não tiver, através de via judicial.
SAIBA MAIS
Unidades Básicas de Saúde de Gravataí:
UBS Bonsucesso 3496-5510
UBS Centro 3432-2250
UBS Cohab A 3421-1072
UBS Cohab B 3431-1421
UBS Cohab C 3431-0659
UBS Morada do Vale I 3497-7613
UBS São Geraldo 3488-3930
UBS São Judas Tadeu 3490-2414/3484-9249
UBS Vera Cruz 3490-3884
UBS Vila Aliança 3484-3138
UBS Vila Branca 3431-0656
Unidades Básicas de Saúde Cachoeirinha:
UBS Caic Granja 3438-6496
UBS Cohab 3041-3490
UBS Décio Martins da Costa 3041-3402
UBS Getúlio Vargas 3041-4109
UBS Jardim do Bosque 3471-7422
UBS Luís de Camões 3469-2582
UBS Nova Cachoeirinha 3438-4004
UBS Osvaldo Cruz 3041-4108
UBS Parque da Matriz 3438-1503
UBS Vila City 3041-3398
HOSPITAIS
Hospital Padre Jeremias – (51) 3441-9600
Hospital Dom João Becker – (51) 3043-1515