Uma das principais características de quem tem o Transtorno do Espectro Autista é a dificuldade de socialização. Uma limitada tolerância para sair de casa e conviver com outras pessoas. Quando exposta a situações desconfortáveis pode-se esperar diversas reações, tais como irritabilidade acima da média, choro, grito e instabilidade emocional intensa. Aos olhos dos leigos, pode ser vista como mau comportamento ou até falta de educação.
Para não expor o autista e sua família a situações constrangedoras, existem leis que amparam o direito de prioridade nos atendimentos em geral, inclusive no comércio. Mas é preciso informar e treinar esses profissionais que estão na linha de frente do trato com o público.
Com o objetivo de dar suporte às famílias dos autistas para que o processo de compra e interação não vire um trauma, a Associação Pais e Amor criou o projeto “Comércio Amigo do Autista”. O projeto piloto foi realizado no ano passado, quando receberam recursos do Fundo Social do Sicredi. Até agora cerca de 20 empresas do município já passaram pela qualificação.
A Pais e Amor é uma ONG criada em 2016 para dar suporte às famílias de autistas de Cachoeirinha. Hoje atendem 400 famílias do município, que recebem o apoio de uma equipe multidisciplinar, além da promoção de diversas ações em prol da conscientização da comunidade sobre o autismo.
Segundo a psicóloga da entidade e idealizadora do projeto, Juliana Pocharschi Monticelli, o treinamento é gratuito e realizado por profissionais e voluntário. A parte teórica, quando os profissionais recebem informações específicas sobre o transtorno acontece online.
Já a parte prática é presencial e prevê técnicas de solução de conflitos para quando ocorrer a desorganização emocional do autista. Também recebem orientações sobre a maneira mais adequada de dar suporte à família que o acompanha no ato da compra.
Para a presidente da Pais e Amor, Cátia Medeiros, os cuidados de um autista é solitário porque a grande maioria das pessoas não tem paciência e informações suficientes sobre o transtorno. O projeto vem justamente divulgar essas formas de manejo diárias. “O autista e sua família precisam e merecem sair do isolamento social. São ações como essas que vão fazer a diferença na vida delas”, explica.
Ajuda para a construção da nova sede
Mediante a aprovação de um projeto de lei municipal, a Prefeitura de Cachoeirinha fez a doação de um terreno para a entidade no ano de 2016. De lá para cá muitas foram as lutas para erguer a entidade. O quadro de profissionais responsáveis pelos atendimentos, muitos deles atuam de forma voluntária. Também recebem verba da iniciativa privada e de vários projetos sociais.
Agora a meta é terminar a construção da sede, que hoje funciona dentro de um contêiner. A obra prevê dois pavimentos com espaços adaptados e sistema de energia solar. O primeiro piso, cuja previsão de conclusão é até o final deste ano, terá seis salas de atendimento.
No segundo, uma sala multiuso, com conclusão prevista para 2025. Todos os recursos são oriundos de doações e ações realizadas pela própria entidade.
O QUE É AUTISMO?
É um transtorno neurobiológico, ou seja, uma alteração no desenvolvimento que faz com que ele tenha dificuldades no relacionamento com as pessoas e com o ambiente onde vive.
ALGUNS SINAIS DO TRANSTORNO
– Dificuldade de relacionamento e interações sociais
– Choro ou risada inadequados
– Atraso ou ausência de fala
– Sensibilidade a alguns sons
– Hiperatividade ou muita passividade
– Falta de consciência de perigo
– Dificuldades para aceitar mudanças de rotina
Gostaria de ser voluntário ou colaborador financeiro?
Contato – (51) 98402-7686
Site – www.paiseamor.org
Instagram – @paiseamorcachoeirinha
Empresas certificadas pelo projeto “Comércio Amigo do Autista”
– Sicredi Cachoeirinha
– Supermercado Réus
– Lojas Renner Cachoeirinha
– Centro Médico Vita
– Alegria Kids do Shopping do Vale
– Estacionamento Índigo do Shopping do Vale
– Bruna Hair
– Atelier Fialho