Foi inaugurado em Porto Alegre, o primeiro estúdio público do País, com o objetivo de atender gratuitamente a novos talentos musicais da Capital. Uma ação que marcou o início do funcionamento do local, batizado de Estúdio Geraldo Flach, reuniu o prefeito José Fortunati, o Secretário da Cultura do Município, Roque Jacoby, e produtores e representantes de grupos musicais, além dos familiares do músico homenageado Geraldo Flach.
“É uma justa homenagem a quem foi um grande incentivador do novo na música. Temos a missão de divulgar, incentivar novos projetos para manter este espaço livre, ativo, criativo e produtivo”, disse emocionada a filha do músico, compositor e arranjador homenageado, Cíntia Flach.
Conforme a Prefeitura, oito grupos musicais foram contemplados pelo primeiro edital para participarem da etapa inicial de diárias de gravações. O estúdio está localizado no anexo do Teatro de Câmara Túlio Piva, na Rua da República, 575, no Bairro Cidade Baixa.
A utilização do espaço será estabelecida através de dois editais públicos anuais – o lançamento do próximo edital está previsto para o primeiro semestre de 2014. Os projetos apresentados sempre serão analisados por uma comissão integrada por representantes da comunidade cultural e da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, por meio da coordenação de Música.
Primeiro estúdio público de música do País inaugura em porto alegre
13