Presidente do PradoTech destaca papel inovador da aceleradora em painel do South Summit Brazil
Nesta última quarta-feira (20), nem mesmo o calor de 36 graus afastou os visitantes do primeiro dia do South Summit Brazil, que acontece até sexta-feira (22) no Cais Mauá em Porto Alegre. Mais de 80 países estão representados neste evento de inovação e empreendedorismo, que espera receber 24 mil pessoas ao longo dos três dias de realização.
O presidente do Parque Tecnológico do Prado (PradoTech), Carlos Gerdau Johannpeter, esteve presente e participou do Painel sobre Investimento em Startups Early Stage: as experiências do RS, no espaço RS Innovation Stage. No painel, foram compartilhadas as experiências dos ecossistemas regionais de inovação no investimento em startups através da construção de grupos de investidores anjo.
Durante o evento, foram apresentadas as experiências de três grupos de investidores: o Global Startups Investors, liderado pela Marcha e Tecnopuc; o Grupo de Investidores do PradoTech; e o Grupo de Investidores ACI Startups, liderado pela ACI NH, com enfoque nos processos de Open Innovation na Região do Vale dos Sinos.
Idealizado pelo empresário Carlos Gerdau Johannpeter, o PradoTech, funciona como uma aceleradora e incubadora, localizada na Casa das Startups em Gravataí. Atua fornecendo apoio, mentoria e auxílio na estruturação de planos de negócios e avaliação de potencial de mercado para empresas jovens e empreendedores iniciantes.
PradoTech: impulsionando as empresas
Após participar do painel, o presidente Carlos Johannpeter conversou com o Portal Mais Matéria e destacou a importância da participação no Painel, como representante do PradoTech, um projeto inovador que tem avançado significativamente. Além disso, ressaltou a parceria com a Ventiur e o fundo PradoTech Ventiur, que possui mais de R$ 2 milhões e cinco empresas investidas.
“Foi muito legal poder participar, tivemos o convite da Ventiur, que é nosso parceiro no desenvolvimento do PradoTech, inclusive tem o fundo PradoTech Ventiur, que já tem mais de R$ 2 milhões e cinco empresas investidas. Poder participar deste palco, desta apresentação dentro do RS Stage, foi uma experiência enriquecedora, onde conseguimos compartilhar um pouco da jornada e dos conceitos do Prado”, ressaltou.
De acordo com Johannpeter, o objetivo do PradoTech é ajudar as empresas a atingirem seu máximo potencial e se tornarem bem-sucedidas, seja alcançando o status de unicórnio ou se estabelecendo como empresas de destaque em seus setores.
“O PradoTech é uma aceleradora e uma incubadora, quer dizer, ele é um centro feito, estruturado para ajudar empresas jovens, boas ideias, empresários em começo de carreira, em começo de projeto. Alguns nem estão em começo, inclusive, alguns deles já são até empresários de porte, com faturamento e com negócios estruturados, nós estamos lá para ajudá-los a serem tudo o que podem ser, chegar no seu máximo”, destacou.
Apesar de estar situado na Região Metropolitana de Porto Alegre, o PradoTech recebe empresas não apenas de Gravataí, mas também de outras localidades, incluindo estados vizinhos como Paraná e Santa Catarina, e até mesmo de São Paulo. A equipe do PradoTech trabalha em conjunto com essas empresas, oferecendo suporte personalizado e acesso a uma rede de especialistas em diversas áreas. Carlos Johannpeter destacou os desafios de liderar o PradoTech, enfatizando a importância de contar com uma equipe qualificada e uma rede de especialistas para cada empresa.
O PradoTech busca se diferenciar pela qualidade do serviço oferecido, preferindo trabalhar com um número limitado de empresas e fornecer assistência sob medida para cada uma delas.
“Nós optamos por nos afastar de soluções padronizadas e pacotes pré-formatados. Em vez disso, enfatizamos a adaptação às necessidades específicas de cada empresa. Embora ofereçamos um programa básico de cursos em diversas áreas especializadas, nosso foco principal é ter poucas empresas de alta qualidade e fornecer um suporte totalmente personalizado”, concluiu o presidente.
A participação no Painel sobre Investimento em Startups Early Stage foi uma oportunidade para destacar o papel do PradoTech como um hub de inovação e apoio ao empreendedorismo. Além disso, no espaço Marketplace, a equipe do Parque Tecnológico do Prado está com um estande disponível para apresentar a incubadora e as possibilidades disponíveis para as empresas presentes no South Summit Brazil.