Prefeitura de Gravataí trabalha para recuperar Loja do Bem após alagamento
Após enfrentar os estragos causados pela tempestade da última terça-feira (16), a Loja do Bem, mantida pela Prefeitura de Gravataí por meio da Secretaria da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), enfrenta desafios para restabelecer seus serviços essenciais. Mais de 16 mil litros de água foram retirados do local, comprometendo grande parte das doações destinadas à população em situação de rua e vulnerabilidade social.
O espaço, localizado na Rua Carlos Link, 40, no Centro de Gravataí, oferece atendimento emergencial, fornecendo roupas e calçados para aqueles que mais necessitam. Os coordenadores da Loja do Bem, Mari Jaqueline Santos dos Santos e Odair Santos ressaltam a urgência na lavagem e secagem das roupas para evitar perdas, mesmo afirmando que 80% das doações encharcadas podem ser recuperadas.
“Conseguiremos recuperar 80% das doações que ficaram encharcadas. As roupas já passaram por triagem, mas precisamos de ajuda na lavagem e secagem, para que elas não se percam. Temos voluntários trabalhando aqui na limpeza do espaço, mas queremos salvar as roupas”, explicam.
Apesar dos desafios enfrentados, a Loja do Bem continua recebendo doações e prestando atendimento em casos emergenciais, das 8h às 18h. A secretária adjunta da SMFCAS, Zete Blehm, destaca a importância de retomar os serviços na próxima terça-feira.
“Neste momento tão crítico, precisamos que o serviço da Loja do Bem se restabeleça. Atendemos, no mínimo, 50 pessoas por dia e distribuímos 10 mil peças por mês. Este é um trabalho que não pode parar, principalmente agora”, avaliou.
As equipes da Prefeitura de Gravataí estão empenhadas na recuperação do espaço, trabalhando na limpeza e organização, visando o retorno pleno das atividades. A comunidade local é convidada a contribuir com a lavagem e secagem das roupas, colaborando para a continuidade desse trabalho essencial para quem mais precisa.