Madeleine Schein – Especializada em Marketing e Inteligência Competitiva I Mestre em Administração e Negócios pela PUC -RS | Schein Gestão Empresarial – www.schein.srv.br
Num momento de mudanças nas estruturas econômicas em nível mundial, olhar o futuro e seguir algumas estratégias certamente fará grande diferença nos resultados de 2014.
No que tange os cenários, segundo a pesquisa Focus, o PIB deve crescer 2,11% em 2014; para a inflação no ano que vem, a projeção subiu de 5,92% para 5,93%.
O endividamento da população segue alto e, ainda, existe a previsão de aumento do combustível, transporte público e energia elétrica que podem acarretar num acréscimo na inflação prevista. Já na política, será um ano de eleições, ou seja, um ano de incertezas.
Observando a crise nos EUA e na Europa, estabeleci para 2014 a seguinte estratégia, “SIMPLIFICAR”. Esta será a palavra chave para as empresas e profissionais que desejarem crescer de forma sustentável. E quando falo em simplificar, deixo claro que vou manter a estratégia utilizada em 2013 “Zero Desperdício e Retrabalho”. As empresas que se prepararem para 2014, elaborando seu planejamento estratégico terão larga vantagem competitiva. E o planejamento deve observar os critérios:
• Os profissionais que atuam no mercado e empresários precisam ter um olhar atento às necessidades, desejos e demandas de seus clientes e eliminar tudo que não agrega valor, ou seja, simplifique os produtos para reduzir custos.
• Simplificar os processos de produção, eliminando o que não é necessário. Simplifique as embalagens, o transporte, elimine intermediários, otimize o atendimento ao cliente, utilize os meios de comunicação de forma simples, prática e direta. Reduza todos os custos possíveis, pois o cliente não tem disponibilidade financeira para gastar com supérfluos.
• Quanto a administração das empresas, continue simplificando processos administrativos, reuniões intermináveis, relatórios complexos e sem foco, indicadores que não expressam os reais resultados da empresa, viagens desnecessárias, enfim, reavalie tudo!
• Reavalie, sobretudo, os sistemas de informação. Tais softwares e equipamentos servem para agilizar processos operacionais e estratégicos e não para complicar. Seja prático e objetivo!
• Da mesma forma o quadro de colaboradores também precisa ser reavaliado. Promova os colaboradores que estão engajados com os objetivos e resultados da empresa e desligue pessoas prolixas e complicadas.
Além de simplificar, fique atento ao desperdício e retrabalho. Atuando há mais de 25 anos no mercado, observo que o retrabalho de processos e produtos, por falta de padrões de qualidade e o desperdício, consomem muitos recursos das empresas. Afirmo com tranquilidade que podemos reduzir até 30% o custo dos produtos e serviços, eliminando geradores de custos e retrabalho.
Reverta o desperdício em capacitação para os colaboradores. Pessoas qualificadas oferecem maior qualidade de produção com baixo custo.
Promova o espírito empreendedor em seus negócios, envolva seus colaboradores com estas práticas, descentralize, dê autonomia! As pessoas adoram ter oportunidades e participar. O brasileiro tem um grande espírito empreendedor, aproveite esta cultura.
O foco será simplificar, contudo, o grande diferencial competitivo será a excelência no atendimento. Ou seja, entregue exatamente o que você prometeu, no tempo certo, sem avarias e com o preço justo.
Utilize estratégias de pós-venda, faça pesquisa de satisfação, ou seja, faça parte do negócio do seu cliente e aprimore seus serviços diariamente.
A palavra chave é SIMPLIFICAR, o diferencial será excelência no atendimento ao cliente! Lembre-se: “Você acorda todos os dias com o último lugar garantido. Corra atrás do primeiro!”