Os graves riscos de uma inadimplência descontrolada
Todos os anos, muitas empresas encerram suas atividades por conta da inadimplência de seus clientes.
O risco de ‘fechar as portas’ por conta de uma inadimplência sem controle pode atingir empresas de todos os tamanhos e todos os segmentos. Os números de setembro de 2024, do levantamento mensal do Serasa, que mede o endividamento no Brasil, aponta que 72,64 milhões de pessoas estão inadimplentes, chegando ao incrível percentual de 44,87% da população adulta.
É crucial entender que a inadimplência não se trata de um problema de CPF, de uma questão individual, é, na verdade, algo muito maior, que gera um impacto gigantesco na economia, afetando-a na totalidade.
Percentuais elevados de inadimplência comprometem a liberação de crédito no mercado, impulsionam as taxas de empréstimos, desaceleram a economia e podem causar a estagnação econômica.
Com base no Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa, no ano de 2023, aproximadamente 6,6 milhões de empresas no Brasil encerraram o ano sem gerar lucro, ou seja, no prejuízo. O mesmo Serasa aponta que, em janeiro de 2024, o número de empresas endividadas no Brasil foi de 6,7 milhões.
Um dos principais motivos para a inadimplência é a falta de controles e processos para medir e tratar de forma eficiente essa verdadeira dor de empresas de todos os tamanhos.
Com base nesses fatores, tratar de forma séria e profissional a questão da inadimplência é determinante para a saúde financeira de empresas e economias.
Se você ficou com dúvida de como melhorar os processos de inadimplência da sua empresa siga as redes sociais da Métrica Soluções em Cobrança.