Oktoberfest do Estrela no bairro Eunice Velha busca visibilidade e união após enchente
Nos dias 26 e 27 de outubro, o bairro Eunice Velha, em Cachoeirinha, será palco de sua primeira Oktoberfest, a partir das 11h, em frente ao Mercado Estrela, localizado na Avenida João Pessoa, 280. Idealizado pelas moradoras Adriana Rodrigo Ito e Carine B. Machado, o evento tem como objetivo dar visibilidade ao bairro e promover a união da comunidade após as enchentes de maio.
De acordo com a moradora e uma das idealizadoras, Carine B. Machado, a festa surgiu como uma maneira de trazer visibilidade ao bairro e oferecer momentos de alegria após um ano de desafios. “Antes da enchente, nosso bairro não era muito conhecido, mas, depois de tudo o que passamos, decidimos nos unir e lutar por melhorias. A Oktoberfest é uma forma de mostrar nossa força e trazer mais atenção para o bairro”, afirmou.
Além disso, a Oktoberfest do Estrela marca a atuação da recém-criada Associação de Moradores do Bairro Eunice Velha (AMBEV), que surgiu logo após as enchentes. Liderada pelo presidente Jairo, a associação foi formalizada com CNPJ e tem desempenhado um papel fundamental na busca por melhorias para a região, como a reabertura de serviços essenciais e a revitalização de espaços públicos. “Ainda há muito a ser feito, mas nossa união tem gerado resultados importantes para o bairro”, destacou Carine.
O Mercado Estrela, conhecido entre os vizinhos, foi um dos principais pontos de mobilização da comunidade. Em julho, os moradores organizaram uma festa para arrecadar fundos e conseguiram reabrir o mercado de Adriana, além de colaborar com a manutenção da praça e iniciar ações pela revitalização da Casa de Bombas João Pessoa, que é essencial para evitar novos alagamentos.
A Oktoberfest do Estrela contará com uma programação diversificada, incluindo feira de artesanato, food trucks, música e atividades para crianças. No sábado (26), o evento começa às 11h, com shows da banda Encruzilhada às 16h, e do grupo Mais Vanera às 18h30. No domingo (27), a festa continua a partir das 11h, com destaque para a apresentação do grupo Ternuras, às 14h30, e o encerramento às 17h com a banda de Elder Freiderberg, o “Alemãozinho”.
O evento é gratuito e conta com o apoio de empresas e comércios locais. A segurança será garantida pela Brigada Militar e pela Guarda de Trânsito Municipal, que estarão presentes durante os dois dias de festa.