Por Patrícia Panni | Médica | CRM/RS 27244
Chegou a temporada do bom humor, do calor e do sol. O verão está aí !!! Momento de curtir um happy hour com os amigos ou passeio no parque com a família. Nem mesmo o trânsito agitado dos finais de semana, é capaz de tirar a nossa energia e satisfação.
Mas o verão também é a estação de atentar para alguns cuidados que, embora simples, são extremamente importantes, e que às vezes passam desapercebidos. Então, vamos compartilhar algumas dicas para que o dia-a-dia seja tranquilo, os finais de semana maravilhosos e as férias inesquecíveis:
1. Use protetor solar, diariamente. Homens e mulheres, sejam crianças ou idosos, todos devem usar e abusar do protetor solar.
2. Mantenha-se hidratado. Não esqueça de sempre carregar uma garrafinha de água. Afinal, quem não é visto, não é lembrado, principalmente para aqueles que não têm rotina de beber água. Crianças e idosos desidratam com maior facilidade e não é incomum a necessidade de atendimento médico para reidratação em emergências e pronto atendimento. Se for beber água, suco ou refrigerante com gelo em um bar ou restaurante, tenha certeza da procedência do gelo. Se tiver dúvidas, não arrisque. O gelo pode ser o causador de algumas intoxicações, dependendo da sua procedência.
3. Na hora de se alimentar, procure alimentos leves. Saladas e frutas são sempre bem vindas, acompanhadas de uma carne magra e um carboidrato para ajudar na energia para o dia a dia. Se estiver em viagem, mesmo que seja no nosso litoral, observe alguns cuidados básicos: evite frituras – em alguns casos, o óleo que fritou o pastel, depois a coxinha e o risolis, é o mesmo que vai fritar aquele peixinho. Logo, o óleo está mais do que saturado. Observe a higiene do restaurante: copos e talheres mal lavados podem ser transmissores de doenças.
4. Se for viajar, procure informar-se sobre as doenças prevalentes nos locais de destino, adotando as precauções necessárias antes da viagem, tais como: uso de repelentes e inclusive vacinas disponíveis para prevenção. Caso a viagem seja para o exterior, fique atento às vacinas obrigatórias e contrate um seguro de viagem. Esta medida lhe garantirá atendimento médico e lhe poupará de transtornos, caso necessite e não tenha adquirido esta vantagem.
5. Se faz uso de medicação contínua, aí vai outra dica: sempre carregue consigo a receita do médico, talvez isto seja pedido para comprovar que os medicamentos carregados são seus. Preferencialmente, leve em caixas ainda fechadas e lacradas, e caso a viagem seja internacional, leve a quantidade necessária para os dias que estará ausente. Muitas vezes, o acesso ao médico é difícil, assim como algumas medicações disponíveis no Brasil não o são em outros locais do mundo.
6. Converse sempre com seu médico, ele é a pessoa mais indicada para lhe orientar de alguns cuidados, principalmente se você tem alguma alergia de pele que não possa usar qualquer protetor solar ou repelente, ou alguma doença renal ou cardíaca que não possa beber muita água, ou até mesmo algum outro cuidado que deva ter.
7. Se a viagem foi organizada por agência de turismo, certifique-se da procedência da mesma e do suporte que ela lhe oferece antes, durante e depois da viagem. Algumas oferecem avaliação médica destinada a viajantes, informe-se.
8. E, obviamente, se beber, não dirija.
Quaisquer dúvidas, entre em contato conosco: contato@clinicapanni.com.br; patricia@clinicapanni.com.br; ou pelos telefones: 3471-3679 ou 3111-3559. Curta nossa página no face: https://pt-br.facebook.com/clinicapannivacinase visite nosso site: www.clinicapanni.com.br.