Texto e fotos por Kamyla Jardim
“Você sonha em ser o que quando crescer?”. A resposta dos pequenos a esse questionamento é, na maioria das vezes, unânime. Os meninos sonham em serem talentosos e famosos jogadores de futebol, já as meninas idealizam o glamour das passarelas e ensaios fotográficos da vida de modelo. Muitos, ao longo do crescimento e adquirindo maturidade, criam novos planos para a vida, já outros batalham para realizar o sonho de infância que não é nem um pouco fácil.
Ser fotografada com roupas da moda, virar ícone de beleza e ser convidada para festas cheias de outros famosos é a vida dos sonhos de toda aspirante a modelo. Entretanto, trabalhos exaustivos, cachês baixíssimos, sapatos que machucam, colegas de trabalho nada agradáveis e muitas respostas negativas são alguns dos percalços de quem entra nesse meio.
Muitas meninas encontram dificuldades para serem contratadas por agências de modelo e buscam nos concursos de beleza a visibilidade necessária para ingressarem na carreira dos sonhos. Esse é o caso de duas belas meninas da região que foram escolhidas, respectivamente, Garota Verão de Gravataí e Cachoeirinha: Luana Mafiolete, de 17 anos, e Kamila Kucera, de 18 anos.
Luana já tinha participado do Garota Verão outra vez, representando Tramandaí Beira Mar. Neste ano, se disse lisonjeada por ter sido escolhida na sua cidade natal. O título, como esperado, já rendeu um trabalho de modelo em Gravataí, a jovem fotografou para o Sindilojas, na campanha do dia da mulher. “Fiquei muito feliz com o convite, minha vontade sempre foi seguir a carreira de modelo e isso me incentivou mais ainda”, afima.
As dificuldades de se destacar no mundo da moda, fizeram com que Luana criasse um segundo plano para sua vida. Já trabalha como auxiliar administrativa numa empresa de engenharia, e, neste ano, ingressou na faculdade de engenharia civil da Unisinos. Entretanto, ela afirma que, quando completar 18 anos, dará mais atenção a vontade de ser modelo: “Muitos concursos de beleza no Rio Grande do Sul exigem que as candidatas tenham 18 anos, quero muito participar do Miss RS, e vou batalhar por isso”, destaca.
Apoio é o que não falta, Luana conta que todos os colegas de trabalho torcem muito por ela, e em casa não é diferente. Os pais Ivanir e Carmen, e a irmã mais nova Amanda, sempre ajudaram a nutrir o sonho da jovem. E o namorado Clóvis deixa o ciúme de lado na hora de Luana exibir a sua beleza nos concursos, pois sabe que isso a deixa feliz.
Mesmo com uma beleza encantadora e um jeito de menina doce, Luana não foi para a final do Garota Verão. Ela acredita que o nervosismo a atrapalhou e pretende melhorar nesse requisito. A estrada é longa, ela sabe, mas determinação é o seu ponto forte.
Dicas para ser modelo:
1. Caso tenha idade acima de 15 anos e menos 1,73 de altura (feminino) e 1,83 (masculino), você poderá optar ser uma modelo fotográfica;
2. Já se você tem idade acima de 15 anos e 1,73 de altura ou mais (feminino) e 1,83 de altura ou mais (masculino), você poderá ser uma modelo manequim e realizar desfiles;
3. Antes de tudo ame-se! Pois, não basta ser “bonitinha(o)”! Deve ter cuidado com sua pele, seu corpo e a forma como você se veste. Avalie se você tem perfil para modelo;
4. Ao procurar uma agência de modelos, vá com uma leve maquiagem para que os profissionais responsáveis pela seleção possam analisá-la(o) como você realmente é;
5. Ao procurar uma agência de modelos não há necessidade de ter em mãos fotos profissionais. Fotos caseiras de corpo inteiro, frente e costas e de rosto são suficientes. Assim, quando seus dados e medidas já estiverem sido avaliados pelo setor de New Faces, você receberá um acompanhamento para tirar fotos profissionais feitas por fotógrafos de confiança recomendados pelas agências. Nessa fase, as fotos profissionais são de suma importância;
6. Não é necessário que você saia de sua cidade para tentar esta carreira e muito menos para obter sucesso. Encaminhe um material fotográfico para uma agência séria. Se for escolhida, a agência se encarregará de chamá-la(o);
7. Selecione uma agência séria e responsável. Dê preferência às já conhecidas no mercado para que você não seja iludida (o) com falsas promessas. Ao procurar a agência, entre em contato com o departamento de “New Faces”.
Kamila Kucera foi escolhida para representar Cachoeirinha no Garota Verão. Assim como Luana, a bela não chegou a ir para a final do concurso. Mas afirma que irá tentar outra vez. E não há dúvidas que ela deve tentar! Qualquer um que olhe Kamila percebe o seu jeito de modelo. A forma de falar, andar, se portar e vestir mostram que Kamila não escolheu a moda como possível carreira, e sim que a moda a escolheu e marcou sua personalidade.
As tentativas de ser contratada por uma agência de modelo foram inúmeras e todas negativas. Isso deixou Kamila um pouco desiludida com o sonho de trabalhar nas passarelas. Porém, neste ano, os amigos despertaram o desejo novamente, a incentivando a participar do concurso Garota Verão, e a jovem decidiu apostar suas fichas.
Um ponto que Kamila acredita que tenha a prejudicado no concurso é o fato de ter duas tatuagens. “Eles (jurados) me perguntaram das minhas tatuagens, depois percebi que nenhuma outra candidata tinha algo tatuado no corpo, e, na verdade, acho que nunca vi uma vencedora do Garota Verão com tatuagens, mesmo que pequenas como as minhas”, afirma com um tom de tristeza.
Mas Kamila não se deixa abater, abrindo um sorriso, ela afirma que nunca pode desistir do que sonha e dessa forma, mesmo com as dificuldades de se tornar modelo, deu um jeitinho da moda fazer parte da sua vida e profissão. A jovem já cursa o 2º ano da faculdade de moda e está completamente apaixonada. “Pretendo trabalhar com produção de moda, organizar os ensaios fotográficos, preparar as modelos, os estúdios… estou fascinada”, descreve.
Com relação aos concursos de beleza, ela afirma que uma dificuldade é a pouca divulgação dos mesmos: “Não há muitos concursos e a maioria ainda são pouco divulgados, isso é o maior complicador. Cachoeirinha tem muitas meninas bonitas seria uma boa ideia criar concursos locais e investir na área da moda”, aconselha.
Outros concursos para as gaúchas participarem
Menina Fantástica
O Menina Fantástica é um programa da Rede Globo que visa encontrar a nova Top Model do Brasil. Um ônibus passa de estado a estado realizando inscrições e selecionando as candidatas representantes, por isso em alguns casos é necessário que as interessadas viajem até a cidade onde irá acontecer a seleção.
Requisitos:
• Ter entre 15 e 24 anos.
• Residir em território nacional
• Não seja agenciada
A Mais Bela Gaúcha
A Mais Bela Gaúcha é um concurso realizado pela Rede Pampa que tem como principal objetivo descobrir talentos e revelar candidatas com aptidão para a carreira de modelo. A vencedora do concurso A Mais Bela Gaúcha participa do concurso Miss Mundo Brasil, representando o Rio Grande do Sul.
Requisitos:
• Ter entre 16 e 24 anos. (Candidatas entre 16 e 17 anos deverão apresentar documento de emancipação);
• Ter altura mínima de 1m70cm;
• Ter disponibilidade para participar dos ensaios, dos preparativos e de todas as etapas obrigatórias do concurso, compromissos estes que terão datas definidas somente ao longo do concurso e serão todas em Porto Alegre.
Miss Rio Grande do Sul Latina
O Miss Rio Grande do Sul Latina é a etapa estadual do Miss Brasil Latina. Essa etapa escolhe a representante gaúcha no concurso nacional, que por sua vez envia a representante brasileira para o Miss América Latina del Mundo. A escolha das candidatas ocorre por indicação dos coordenadores municipais, que podem selecionar as representantes das cidades através de concursos e casting.
Requisitos:
• Ter entre 18 a 26 anos
• Altura Mínima: 1,65m
• Enviar 2 fotos (uma de rosto e outra de corpo inteiro com traje de banho)
• Enviar seus dados pessoais, entre eles suas medidas, para o e-mail: misslatinars@hotmail.com
Miss Rio Grande do Sul
Miss Rio Grande do Sul é um dos concursos de beleza feminino mais tradicionais do Miss Brasil.
Ele visa eleger a melhor candidata dentre as várias cidades do estado que possa representar o mesmo no concurso nacional
Requisitos:
• Ser cidadã brasileira por um período de pelo menos 12 (doze) meses que antecedem a realização do concurso;
• Ser residente no País;
• Ter no mínimo 18 anos e no máximo 26 anos até o dia 31 de dezembro correspondente ao ano do concurso;
• Não são aceitas candidatas emancipadas;
• Nunca ter sido casada, nem ter tido casamento anulado;
• Nunca ter sido mãe, não estar grávida;
• Nunca ter sido fotografada ou filmada totalmente despida;
• Ter estatura mínima de 1m70cm.