Texto por Rita Trindade / Fotos Kamyla Jardim
Para alertar os homens sobre o câncer de próstata e outras doenças que os acometem, foi criado o Novembro Azul, inspirado no Outubro Rosa, campanha de combate ao câncer de mama nas mulheres. Novembro foi instituído então como o mês de promoção à saúde do homem. Segundo dados do IBGE, homens brasileiros vivem em média sete anos a menos que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes e colesterol. Médicos afirmam que, em geral, os homens são descuidados com a saúde.
Conforme pesquisas do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é uma das doenças que mais mata homens no Brasil. Essa doença provoca o crescimento anormal e incontrolado das células da próstata, atacando mais comumente os homens com mais de 50 anos de idade. Se a doença for detectada no início há grandes chances de cura, caso contrário, poderá se espalhar para outras partes do corpo.
Quando se fala em câncer de próstata a idade é um fator de risco importante, aumentando a sua frequência após os 50 anos de idade. Negros têm mais chances de desenvolver câncer de próstata. Histórico familiar de pai ou irmão que apresente a doença antes dos 60 anos pode aumentar o risco da doença nos demais homens da família. Outros fatores de risco para o desenvolvimento da doença são: alimentação rica em gorduras, baixo consumo de frutas, verduras, grãos e cereais e vida sedentária. A idade correta para se procurar o médico é com 50 anos ou com 45 se for negro ou tiver casos de câncer na família (mesmo sem apresentar os sintomas). Idade inferior aos 45 anos, somente se estiver manifestando os sintomas.
Para chamar a atenção dos homens sobre este assunto tão importante, a prefeitura de Cachoeirinha realizou no dia 19 de novembro uma ação de conscientização na parada 50. Os homens que passaram por ali tiveram a oportunidade de fazer exames chamados de rastreamento, tais como a medição de pressão e de glicose capilar. No local, uma equipe da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também informava sobre os riscos do câncer de próstata e, principalmente, a importância da prevenção. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores as chances de cura. Segundo dados da SMS, em 2012 a cidade de Cachoeirinha registrou 19 casos de câncer de próstata e oito óbitos, onde a causa inicial foi a doença.
Apesar de toda a informação que existe o exame do câncer de próstata muitas vezes é alvo de preconceito por parte da ala masculina, normalmente alimentado pela falta de informação. Na contramão dos preconceituosos e com total segurança, o empresário Jair Bagatini fala abertamente sobre o assunto. “É muito importante esse tipo de iniciativa. Tem que conscientizar os homens que câncer de próstata é uma coisa séria e que mata. Eu tenho 57 anos e desde os 45 faço exame de sangue e de toque para saber se está tudo bem. Os homens precisam entender que fazer o exame não afetará em nada a sua masculinidade”, afirma Bagatini. O empresário é enfático ao falar sobre a importância da prevenção. “Tenho amigos que já se foram, vi conhecidos serem tomados pelo câncer e até mesmo morrerem por não terem prevenido quando deviam. A prevenção é necessária, todos devem saber disso”, conclui.
Ter preconceito com esse assunto também não é o caso do seu José Teixeira Cardoso, 75 anos. Pai de quatro filhos homens ele garante que faz os exames de prevenção anualmente e orienta seus filhos a seguirem o seu exemplo. “Todo ano visito meu urologista e faço os exames necessários. Cuido muito da minha saúde, controlo a alimentação, pratico exercícios, faço de tudo para estar bem. Espero que meus filhos sigam os meus passos”, afirma.
Sintomas do câncer de próstata:
O câncer de próstata, em sua fase inicial, tem uma evolução silenciosa, ou seja, não apresenta nenhum sintoma. Com o avançar da doença, o paciente poderá apresentar:
• Dificuldade e dor ao urinar;
• Infecções de urina;
• Perda da força do jato urinário;
• Sangue presente na urina;
• Urinar várias vezes durante a noite.
• Perda de peso;
• Dores na coluna, bacia e fêmur (osso da coxa);