O prefeito Vicente Pires e representantes de outras prefeituras da Grande Porto Alegre estiveram, no final de março, reunidos na Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) para discutir o projeto PAC Mobilidade Grandes Cidades, que contempla a construção de calçadas padronizadas, ciclovias e faixa prioritária de ônibus na Avenida Flores da Cunha. No total, serão investidos R$ 31 milhões em obras. O secretário de Planejamento e Gestão, Paulo Balthazar, acompanhou Vicente no encontro com os demais prefeitos junto à Metroplan.
Na oportunidade, o diretor superintendente Pedro Bisch Neto apresentou um novo cronograma de trabalho aos municípios. O dia 30 de agosto de 2015 ficou definido como limite para a formalização do contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal. Com isso, a Metroplan/Governo do Estado prevê para setembro de 2015 a abertura das licitações. Os prefeitos assinaram um aditivo ao Termo de Cooperação Técnica para desenvolvimento de anteprojetos de engenharia de forma compartilhada.
Bisch reforçou no encontro que os projetos de Cachoeirinha, Gravataí, Viamão, Alvorada, Esteio, Sapucaia do Sul e Novo Hamburgo já foram finalizados e entregues no início de março na Caixa para análise e aprovação. Resta a conclusão dos projetos de Porto Alegre e São Leopoldo.
O PAC Mobilidade Grandes Cidades prevê 57 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus, qualificação dos passeios públicos e 28 quilômetros de ciclovias metropolitanas. São R$ 315 milhões em obras. A proposta de Cachoeirinha foi a primeira a ficar pronta e aproveita as decisões da comunidade no Plano Setorial da Avenida Flores da Cunha, desenvolvido durante uma série de audiências públicas em 2010.
PEDESTRE – Essa última etapa de remodelação prevê a construção de calçadas padronizadas e mais largas ao longo dos 4,5 quilômetros da avenida Flores da Cunha, ciclovias nos dois lados da via e uma faixa prioritária para ônibus nas faixas da extrema direita, a mesma que já recebe o transporte coletivo. A intenção é colocar o pedestre em primeiro lugar, com passeios maiores, ciclovias e mais faixas de segurança, invertendo a lógica da prioridade ao carro.