Cerimônia de formação do Proerd
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) prestigiou, recentemente, a formação dos alunos participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O evento contou com uma apresentação musical da PM Mirim, entrega de medalhas para os autores das melhores redações sobre o programa e sorteio de prêmios aos jovens presentes. Participaram da formatura as escolas municipais de ensino fundamental Carlos Bina, Prefeito José Link, José Mariano, Antônio Aires de Almeida, Idelcy Silveira Pereira e Nossa Senhora Aparecida, além da escola estadual de ensino fundamental Irmã Cléssia.
Segundo o secretário da Smel, Luciano Oliveira, o executivo promove núcleos esportivos e atividades voltadas para as crianças e os adolescentes, que possuem como objetivos formar cidadãos longe das drogas e da violência”, frisou o secretário. Enquanto o comandante do 17° BPM de Gravataí, Tenente Coronel Vanderlei Padilha, exaltou o trabalho dos instrutores da Brigada Militar junto aos estudantes. “É uma parte da vida de vocês que estão oferecendo para as crianças em prol de um Brasil melhor”, parabenizou o Tenente. “O bem não está perdido, ainda iremos vencer”, concluiu Padilha.
O Proerd iniciou sua história no Rio Grande do Sul em 1998, com o objetivo de desenvolver a prevenção à violência e ao uso de drogas. O programa baseia-se em uma iniciativa desenvolvida em Los Angeles, nos Estados Unidos, e conta com 550 instrutores voluntários da Polícia Militar. Apenas no estado, já foram atendidos 13.426 estudantes, tanto da rede pública quanto da rede privada.
Exposição ‘O que seu quarto diz sobre você?
Confira no Quiosque da Cultura a exposição ‘O que seu quarto diz sobre você?’. A mostra é de Fábio Fialho Martins, um jovem de 22 anos, que na categoria Artista em Formação teve seu trabalho selecionado no 1º Prêmio de Incentivo a Produção em Artes Visuais Quiosque da Cultura 2014, realizado pela Prefeitura, através da Fundação Municipal de Arte e Cultura (Fundarc). A exposição se estende até o dia 19 de setembro e poderá também ser conferida pelos alunos de escolas públicas municipais de Gravataí e grupos já agendados para atividades específicas. Outras atividades já estão planejadas e as escolas e grupos interessados em visitar a exposição e realizar uma oficina, podem entrar em contato com a equipe do Quiosque da Cultura e realizar agendamento pelo e-mail: quiosque.fundarc@gravatai.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 8179.0428.
Acadêmicos de Gravataí prepara o carnaval de 2015
A Onça Negra já está de olho no carnaval de 2015. Para atingir a meta de ser campeã a direção adiantou-se e apresentou seu tema-enredo ao grupo de trabalho. O evento ocorreu na Associação dos Moradores da Morada do Vale (AMOVAL), e marcou o lançamento oficial do carnaval de 2015. Com refrão forte, o samba que retrata fielmente o enredo que tem como título “Eis que tudo transformei” foi apresentado ao público. Assim como nas escolas de sambas cariocas onde o samba é assinado por vários compositores na tricolor de Gravataí não é diferente, pois os compositores são Arilson Trindade, Alex Bagé, Acioli, Shazam, Chocolate, JR Silva, Léo Doido e Igor Vianna. A Onça Negra é a segunda escola a desfilar no dia 13 de fevereiro de 2015, no grupo especial do carnaval de Porto Alegre.
Motivada pela quarta colocação no grupo especial deste ano do carnaval de Porto Alegre e ficando a seis décimos da Campeã Imperadores do Samba, fez com que a diretoria da Onça Negra fizesse fortes investimentos para montar um grande time de destaques para fazer frente no próximo ano as Escolas de Sambas tradicionais do carnaval da capital. Para a presidente da Acadêmicos de Gravataí, Rita Bitencout, que aposta no título em 2015, é união que faz a força. Ela agradeceu o prestígio do grande público e as parcerias já firmadas.
Selo da Acessibilidade
Foi aprovado, recentemente, por unanimidade na Câmara de Vereadores de Gravataí, o projeto de lei que estabelece a criação do Selo da Acessibilidade. O objetivo é incentivar nas edificações existentes e nos novos projetos a destinação de espaços que visam atender simultaneamente todas as pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável, contemplando elementos ou soluções que assegurem acessibilidade no município, em duas modalidades: construção civil e inclusão social.