Primeiro shopping de Gravataí deve gerar mais de 2 mil empregos diretos
O empreendimento terá uma área de 82 mil metros quadrados, incluindo estacionamento e será inaugurado em outubro. O shopping de Gravataí, na região Metropolitana da Capital, é considerado uma excelente oportunidade para os lojistas de todo o país. Na manhã do dia 17 de julho, os 164 proprietários das futuras lojas visitaram as obras que estão sendo realizadas na Avenida Centenário, 555. O espaço comercial terá praça de alimentação, centro de serviços destinados ao lazer e à cultura e cinco salas de cinema, sendo que duas salas serão em 3D.
O novo empreendimento, previsto para ser inaugurado no inicio do mês de outubro deste ano, deve gerar, em média, dois mil empregos diretos, revelou o diretor de Engenheira e Expansão do Shopping Gravataí, Dorovaldo Rodrigues Júnior. O shopping terá uma área de 82 mil metros quadrados, incluindo estacionamento. O investimento é de R$ 300 milhões. Ao redor do novo shopping ainda está prevista a construção de um hotel executivo, um condomínio residencial e hipermercado.
GM de Gravataí completa 13 anos
A fábrica da General Motors no Rio Grande do Sul comemorou 13 anos de operações no dia 20 de julho com um marco importante: a produção da 100 mil unidades do hatchback Onix, lançado em outubro do ano passado e que já é o carro mais vendido da Chevrolet, com mais de 9 mil unidades emplacadas em cada um dos últimos três meses.
O complexo industrial, situado em um parque junto a 19 fornecedoras de autopeças, é considerado um dos quatro mais produtivos da empresa no mundo. Quando foi inaugurado, em 20 de julho de 2000, fazia 60 mil carros por ano. Hoje, produz 63 automóveis por hora, o que representa 1.635 unidades por dia em três turnos de trabalho, e 350 mil veículos por ano modelos Onix, Prisma e Celta. De 2000 para cá, a fábrica gaúcha fez mais de 2,1 milhões de carros.
Além de manter uma área de preservação ambiental de 50 hectares anexa ao complexo, desde agosto de 2012 a planta tornou-se a primeira unidade fabril da companhia no país a reciclar 100% dos resíduos industriais gerados a partir do seu processo produtivo.
Empresários de Gravataí pedem o fim da diferença de ICMS
Empresários de Gravataí participaram da manifestação em frente ao Palácio Piratini, no dia 23 de julho, onde foi levado ao governador Tarso Genro o pedido da extinção da cobrança de diferença de alíquota de ICMS no RS. O movimento organizado por entidades de classe mobilizou mais de mil empresários de todas as regiões do Estado que compareceram com suas faixas e cartazes pedindo a redução da carga tributária para os lojistas.
O grupo de empresários de Gravataí, capitaneados pelo presidente da Acigra / CDL Gravataí, José Luis Silveira, compareceu a mobilização que durante duas horas promoveu discursos em um carro de som e o fechamento da Rua Duque de Caxias. Ao final, um representante do governador recebeu a “Carta de Porto Alegre” com o pedido de extinção desse tributo. No dia 16 de julho, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa votou favorável à revogação do decreto que instituiu a cobrança e a decisão, nesse momento, está nas mãos do governador.