5,5: cai novamente mortalidade infantil no município
A Secretaria Municipal de Saúde apresentou hoje a prévia do coeficiente de mortalidade infantil do município, que chegou a 5,5 do total de nascidos em Cachoeirinha em 2013. Foram 2.000 bebês nascidos vivos no ano passado, com 11 óbitos. Em 2012, o dado foi de 7,3 e, em 2011, de 10,3. Segundo o secretário de Saúde João Tardeti, esta é uma das menores taxas da Região Metropolitana. Ele atribui a queda aos investimentos da prefeitura em áreas como saneamento básico, pavimentação, vigilância sanitária e, principalmente, na saúde, sobretudo no cuidado com as mulheres. “Hoje temos cerca de 800 gestantes sendo acompanhadas pela rede municipal de saúde. Para atendê-las bem, reforçamos nosso quadro de ginecologistas. A gravidez na adolescência é outro problema ao qual temos dado bastante atenção, o que também colabora para a melhoria do índice”, explicou o secretário. A implementação do programa Agenda Aberta, que eliminou as filas na madrugada nos postos, tem facilitado a prevenção de doenças, além da conscientização da população, que procura a rede de saúde e segue os tratamentos de forma mais rigorosa. “Tudo isso se reflete na qualidade de vida das pessoas e nos mostra que estamos no caminho certo, fazendo os investimentos certos”, concluiu ele.
Assembleia do Corede define áreas para Participação Popular Cidadã
No dia 20 de março, o Comude Cachoeirinha (Conselho Municipal de Desenvolvimento) sediou a Assembleia do Conselho Regional de Desenvolvimento Metropoliano/Delta do Jacuí, composto pelos municípios de Alvorada, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Santo Antônio da Patrulha, Triunfo e Viamão que estavam devidamente representados. O vice-prefeito Gilso Nunes é o atual presidente do Comude e mobilizou servidores, representantes de entidades e a comunidade para definir as áreas em que o município tem interesse em buscar recursos do orçamento do Estado.
A Participação Popular Cidadã proporcionou ao município nos últimos anos que algumas prioridades fossem atendidas de acordo com a vontade da população. “Na consulta anterior obtivemos na área da Segurança, viaturas para a Polícia Civil e Brigada Militar e o caminhão para o Corpo de Bombeiros”, destaca Gilso Nunes.
A Assembleia teve a participação dos vereadores Marco Barbosa e Jaqueline Ritter que questionaram os representantes do Governo do Estado sobre a condução do processo de encaminhamentos dos recursos da Participação Popular anterior. O vereador Marco Barbosa salientou sua preocupação com estes recursos, principalmente referente a aquisição de uma viatura da Brigada Militar que estava destinada ao município de Cachoeirinha, e que está sendo utilizada em Porto Alegre. Ele solicita que seja cumprida a proposta apresentada, para que o município mobilize a comunidade na escolha e que não haja desvio das conquistas. A vereadora Jacqueline Ritter considerou, por parte do Governo do Estado, um desrespeito ao município de Cachoeirinha na destinação de recursos. Destacou que deveriam primeiramente atender às pendências das consultas anteriores para depois iniciarem um novo processo. Salientou a mobilização feita com mais de 600 pessoas para a aquisição do Banco de Leite Materno Infantil e a ampliação do Hospital Padre Jeremias, que até agora não obteve êxito.
No dia 25 de abril ocorrerá em Cachoeirinha, na Câmara Municipal de Vereadores, a Audiência Pública para definir as prioridades, e nos dias 2, 3 e 4 de junho ocorrerá a votação presencial nas urnas espalhadas pela cidade e também na internet.
ÁREAS TEMÁTICAS DEFINIDAS NA REGIÃO DELTA DO JACUÍ
1. Cultura e Inclusão Digital
2. Desenvolvimento Rural
3. Saúde
4. Segurança Pública e Defesa Civil
5. Cidadania, Justiça, Direitos Humanos e Políticas para Mulheres
6. Esporte, Lazer e Turismo
7. Desenvolvimento Social e Erradicação da Pobreza
8. Habitação, Desenvolvimento Urbano e Saneamento
9. Combate à violência no trânsito
10. Educação Básica, Profissional e Técnica
ÁREAS ESTRATÉGICAS
1. Meio Ambiente e Recursos Hídricos
2. Infraestrutura e Logística