Reunião na Corsan define metas em saneamento básico
O secretário de Meio Ambiente, Fernando Medeiros, e o assessor técnico da SMMA, David Cafruni, participaram de reunião na Unidade de Tratamento de Água da Corsan para tratar sobre as efetivas ligações à rede de esgotamento sanitário do Pró-Guaíba, a ampliação da rede de abastecimento de água potável e futuros projetos a serem implementados em 2014.
De acordo com o chefe da Unidade de Cachoeirinha da Corsan, Carlos Alberto Santos, o município ocupa o segundo lugar no Estado em cobertura de esgotamento sanitário, ultrapassando 46% de ligações em esgoto absoluto. “Santa Maria está em primeiro lugar, com mais de 51% de ligações à rede de esgoto absoluto. Para este ano, estaremos licitando os trabalhos operacionais e pretendemos efetivar mais de mil ligações ainda pendentes, prevendo atingir um percentual de 55%, que é a capacidade total do sistema”, salientou Santos.
Outra novidade com relação ao saneamento básico é a celebração de um contrato do município com o governo federal referente ao Programa de Saneamento para Todos. Integrante do PAC 2, o programa visa ampliar o sistema de esgotamento sanitário de Cachoeirinha – Bacia 2. Estão previstos investimentos acima de R$ 45 milhões e que possibilitarão uma cobertura em esgotamento sanitário superior a 73%.
Cachoeirinha lança pacote para política de bem-estar animal
O poder público municipal, em conjunto com a sociedade civil organizada, trabalha para instituir o Conselho Municipal de Defesa Animal (COMDEA), que irá fiscalizar, propor e acompanhar as políticas públicas de bem-estar animal no município. Até o momento, seis entidades civis enviaram indicações de seus representantes à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), sendo necessárias outras oito entidades para que se possa instituir legalmente o Conselho.
O titular da SMMA, Fernando Medeiros, explica que a Secretaria propôs ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA) uma alteração na lei do Fundo de Meio Ambiente (FUMDEMA), para que as políticas de bem-estar animal pudessem ser incluídas na dotação orçamentária do Fundo. “Depois de aprovada esta deliberação no COMDEMA, enviamos o projeto para Câmara de Vereadores. Em votação na casa legislativa, a aprovação foi unânime”, orgulha-se Medeiros.
Após a aprovação da lei, foi incluído o projeto atividade “Gestão de políticas públicas de proteção e bem-estar animal” na LDO de 2014 (Lei de Diretrizes Orçamentárias), a qual foi enviada à Câmara e aprovada pelos vereadores. Com a aprovação da LDO, iniciou-se em janeiro uma série de políticas públicas para a defesa dos animais. Dentre elas estão diferentes pedidos de licitações e convênios que visam o bem-estar animal. Conforme o secretário de Meio Ambiente, “a previsão é que em torno de 90 dias as licitações sejam concluídas e os convênios firmados, o que possibilitará por em prática as políticas de bem-estar animal na cidade”, comemora.
Acompanhe o que está previsto nas políticas de bem-estar animal em Cachoeirinha:
• Ampliação de 30% do número de castrações. Atualmente, a SMMA realiza cerca de 70 castrações por mês, mas este número será ampliado para aproximadamente 90.
• Recolhimento de cães e gatos vítimas de atropelamentos ou que estejam machucados. Este pedido foi subdividido em três partes: operações ósseas, operações de tecidos moles e doenças em geral.
• Controle de infestações de carrapatos, pombos, morcegos, abelhas e manejo de animais silvestres que estejam fora de seu habitat natural.
• Recolhimento e tratamento de equinos (cavalos) que estejam machucados ou vítimas de maus tratos.
• Aquisição de chips para implantação em animais. Esta medida possibilitará identificar o dono de um animal abandonado.
Viva Verão
Quem não vai conseguir passar as férias no litoral não precisa ficar triste, a prefeitura de Cachoeirinha, através da Secretaria de Cultura, preparou uma programação bem eclética e divertida para que vai passar o mês de fevereiro na cidade. O Viva Verão ocorrerá no Parcão da cidade e terá muitos shows e apresentações para entreter quem vai curtir a estação mais quente do ano no município. Confira abaixo a agenda de fevereiro:
14 de fevereiro – Sexta
SHOWS
19h – 20h Clube do Pagode
20h30 – 21h30 Grupo do Bola
22h – 23h Associação 4 Elementos
15 de fevereiro – Sábado
SHOWS
19h – 20h Locomotion
20h30 – 21h30 show Junior e Jovane (sertanejo universitário)
22h – 23h show Raul cover
16 de fevereiro – Domingo
SHOWS
18h – 19h Associação 4 Elementos
19h – 20h Sigma 7
20h30 – 21h30 Bochincho
22h – 23h Fat Duo