SMMA combate maus tratos em animais domésticos
Desde setembro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) recebe denúncias e verifica maus tratos em animais por seus donos. Conforme o titular da SMMA, Fernando Medeiros, as denúncias mais comuns são de cachorros que não são alimentados e que ficam presos. Normalmente a denúncia parte dos vizinhos e a Secretaria garante o sigilo da identidade do denunciante. “Uma situação de maus tratos não é somente quando existe agressão, mas também consiste na prática inadequada do cuidado ao animal, bem como na omissão das práticas para ter um animal bem tratado”, define o secretário.
A SMMA inclusive contratou um veterinário especificamente para trabalhar nesta questão dos maus tratos aos animais. Ele acompanha a equipe da SMMA, que sai periodicamente para checar as denúncias recebidas, examina o animal e emite um laudo confirmando ou não a situação de maus tratos.
Quando constatada a situação de maus tratos, há duas opções. Uma delas é o dono do animal ficar como “fiel depositário”, se comprometendo a cumprir uma série de normas estipuladas pela SMMA, que visam cuidar adequadamente daquele animal. Em caso de não haver interesse do dono, outra pessoa fica encarregada de fiel depositário. Em ambos os casos, a SMMA faz visitas para verificar a saúde e o trato que o animal está recebendo.
Para denunciar maus tratos aos animais, basta ligar para 3441-4312 ou 3439-3287. Outras denúncias, como a presença de animais silvestres em áreas urbanas, entre em contato com a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram), através do telefone 3326-1165.
Feira do Livro encerra com público de três mil pessoas
A 27ª Feira do Livro teve um diferencial determinante com relação aos anos anteriores: foi realizada na Praça da Juventude, no Bairro Granja Esperança. Conforme a bibliotecária e coordenadora da Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, Simone Medeiros, a decisão de fazer a Feira em um espaço descentralizado da cidade tem o objetivo de levar a cultura a todas as regiões do município. “Além disso, divulgamos a Praça da Juventude, que tem uma estrutura excelente para acolher diversos tipos de eventos”, complementa Simone.
O público, os livreiros, os escritores e convidados apreciaram a estrutura da Praça da Juventude, pelo espaço amplo e bem distribuído. As atividades permanentes como a Bebeteca e o Centro Cultural Itinerante do SESC agradaram às crianças. A programação também foi bastante elogiada pelo público por sua qualidade e diversificação. Destacaram-se os encontros com escritores, a presença do Patrono Ruy Carlos Ostermann em diferentes momentos da Feira, o Gibifest, a contação de histórias e os shows.
A Feira do Livro teve um total de três mil visitantes nos cinco dias de evento. Destes, 800 eram alunos das escolas municipais, estaduais, particulares e creches de Cachoeirinha. Foram comercializados em torno de 1.400 livros e a banca que mais vendeu foi a Livraria Terceiro Mundo. Os livros mais vendidos para adultos foram “Diário de Anne Frank”, de Anne Frank, e “A culpa é das estrelas”, de John Green. Para o público infanto-juvenil, os títulos mais procurados foram “O diário de um banana”, de Jeff Kinney, e “Assassin’s Creed – Revelações”, de Oliver Bowden.
Inaugurado Centro de Educação à Distância do Cesuca – Faculdade Inedi
Com objetivo de promover cursos à distância com a mesma qualidade que a instituição de ensino realiza na modalidade presencial, o Cesuca – Faculdade Inedi, inaugurou no dia 5 de dezembro, o Centro de Educação a Distância (Ceadces). O evento contou com a presença de diretores, coordenadores, professores, e colaboradores. A solenidade de inauguração foi marcada com o lançamento do primeiro Mooc (Massive Open Online Course), de curso online. O curso “Gestão Financeira Pessoal no Período de Férias”, que iniciou no dia 6/12, é gratuito, aberto, e participam pessoas acima de 16 anos.
De acordo com o diretor do Cesuca, Marco Aurélio de Andrade Viva, esta é uma oportunidade para o futuro, com qualidade de ensino, além do investimento significativo em tecnologia. “Contamos com um diferencial na acessibilidade de materiais”, salientou. Conforme a coordenadora do Ceadces do Cesuca, Patrícia Beatriz de Macedo Vianna, estão matriculados 320 alunos dos estados do Amapá, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e ainda da Alemanha. “Esse resultado representa uma significativa abrangência do Cesuca no mundo”, ressaltou.
O primeiro curso superior da modalidade – Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais – está previsto para iniciar em março de 2014. “Os cursos estão sendo desenvolvidos com critérios de designer universal, portanto, com acessibilidade para surdos, cegos, entre outras deficiências”, enfatizou a coordenadora. Para outras informações, acesse o site www.cesuca.edu.br/ead/.