Meio ambiente: novas ideias de educar
Com o objetivo de ensinar educação ambiental para crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) fez uma parceria com a Companhia a Cometa da Alegria. A Companhia apresenta o espetáculo “O que foi que eu fiz?” nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF’s) de Cachoeirinha. Outra novidade da secretaria é a parceria com o grupo de escoteiros Guajará Mirim, que resultou em um questionário para os alunos das EMEF’s. As perguntas são sobre o dia-a-dia dos estudantes em relação ao meio ambiente. Se o aluno tiver uma postura positiva, ele recebe um folder azul denominado “Parabéns”. Caso as respostas indiquem que sua postura deve melhorar, ele recebe um folder denominado “Atenção”, e o aluno tentará melhorar até ganhar o folder “Parabéns”. Tanto o teatro quanto o questionário são uma maneira de chamar atenção dos jovens para a importância da educação ambiental. De acordo com o titular da SMMA, Fernando Medeiros, a receptividade tem sido positiva nas escolas. “Estamos muito contentes com o andamento deste projeto, pois os alunos têm demonstrado um interesse cada vez maior por assuntos relacionados ao meio ambiente”, destacou o secretário.
Ciclo de Formação Pedagógica reúne 400 professores no Cesuca
O Ciclo de Formação Pedagógico, realizado de 15 a 18 de julho, no Cesuca, reuniu cerca de 400 professores das escolas da rede estadual de Cachoeirinha. A parceria entre a instituição e os colégios superou as expectativas, segundo o coordenador de Ingresso e Marketing da Faculdade Inedi, Marlon Anfrízio Pereira. A programação teve palestras e oficinas com os temas: “Avaliação Emancipatória”, “Alfabetização e Letramento”, “Oficinas de Matemática”, “Metodologia da Pesquisa”, “Valores e Ética”, “Recursos Tecnológicos”, “Metodologia da Pesquisa” e “Virtudes e Valores”.
O encerramento do evento, que aconteceu no dia 18, contou com a palestra “Processos Inclusivos”, ministrada pela professora e Assessora da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (Smed), Susi Rodrigues de Sá. Na última palestra do evento, foram abordadas questões sobre educação especial, legislação, inclusão e a postura do aluno especial na escola regular, além da diversidade no âmbito escolar. Conforme a mestre em educação, o objetivo da palestra foi transmitir a experiência como professora e assessora da Smed, na qual atua há 24 anos. Graduada em Letras, Susi Sá é também professora no Programa de Pós-Graduação do curso de Psicopedagogia em Porto Alegre, possui Especialização em Psicopedagogia, Educação Infantil, e especialista em Psicopedagogia Clínica no Espaço Psicopedagógico de Buenos Aires – EPsiBA.
EXAME
A aprovação dos alunos do curso de Ciências Contábeis do Cesuca – Faculdade Inedi no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade aumentou neste ano, o que representa a qualidade de ensino da instituição que também prepara os acadêmicos para esta prova. Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis do Cesuca, professor Guilherme Pressi, em relação aos inscritos e aprovados nos últimos semestres, aproximadamente, 40 alunos por semestre são graduados no curso. “Nos dois últimos exames do CFC, foram inscritos 38 e 32 alunos da Faculdade Inedi, respectivamente. Desses, 47% e 57%, respectivamente, foram aprovados”, explica. Nos anos de 2012 e 2013, a média do Rio Grande do Sul foi de 34% e 47%, e no Brasil, 26% e 35%. Os alunos do Cesuca ficaram com 13% e 10% acima da média do RS, nos dois anos consecutivos. Já no Brasil, os acadêmicos alcançaram 21% e 22% acima da média. “A qualidade do nosso curso vem se mantendo e com tendências muito boas”, avalia.
O Cesuca oferece o curso preparatório de Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade que tem por objetivo apresentar aos participantes conteúdos revisionais de maneira que os mesmos possam ter sucesso na prova de suficiência, além de discutir os principais pontos de acordo com conteúdos programáticos constantes nos Editais e provas anteriores.