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Madeleine Schein – Diretora Executiva da Schein Gestão Empresarial e Diretora de Gestão Empresarial da ASBRAV
O mundo está globalizado, o mercado está altamente competitivo, contudo, nossas relações e negócios ainda são efetivados com pessoas da nossa confiança. O famoso “boca a boca” continua sendo uma estratégia poderosa nas relações comerciais e profissionais, o tão comentado “networking”.
Mas afinal, o que é isso? É a formação da rede de relacionamentos! É uma atitude que valoriza a convivência em benefício de todos.
Fazer networking, trocar experiências, informações e aprendizados, com pessoas diferentes, podem trazer benefícios em diversas áreas da vida, sobretudo, na profissional.
Muitos não se preocupam com o desenvolvimento da sua rede pessoal. Tendem a procurar pessoas quando precisam. E a lógica do networking é outra: é como você cultiva relações.
Para essa construção são necessárias algumas virtudes como simpatia, cordialidade, educação, presença de espírito, elegância, entre outras. Dessa forma seremos sempre bem lembrados.
Tal desenvolvimento ocorre no trabalho, no dia a dia e nos eventos sociais. Evidentemente, a participação no máximo de eventos possíveis é primordial.
Confira algumas dicas para fazer um bom networking e ampliar seus contatos:
• Participe de eventos voltados para sua área de atuação, como cursos, seminários, congressos e feiras, aproveitando essas ocasiões para se manter atualizado e conhecer outros profissionais.
• Troque cartões de visita e faça anotações no verso do cartão para saber de quem se trata e fazer contatos futuros;
• Participe de encontros entre ex-colegas de escola, faculdade, ex-colegas de empresa e, também, de atividades de lazer. Nestes eventos, além de você se divertir, é muito comum descobrir pessoas que estejam no mesmo segmento de atividade que o seu e relacionar interesses comuns.
Periodicamente, agende um almoço, um happy hour ou café com os profissionais de sua área, para manter contato e atualizar informações;
• Visite associações de classe e o sindicato de sua área. Associe-se e participe dos eventos. Esses locais oferecem boas chances de fazer contatos com outros profissionais que atuam no mesmo ramo;
• Responda todos os e-mails e as ligações que receber, mesmo que não seja no mesmo dia. É importante dar retorno.
• Faça contato com seus amigos nas datas comemorativas, como Natal, Ano Novo, ou Aniversário, por exemplo. Pode fazer isto através de mensagens nas redes sociais, por e-mail ou telefone;
• Revise sua agenda de contatos e verifique se há pessoas interessantes com quem você não tem se comunicado.
• Atualize sua rede de relacionamentos sobre mudanças como de telefone, empresa, cargo e endereço;
• Mantenha sua imagem “viva” na memória das pessoas. Ligue ou faça contato através das redes sociais, para saber como anda sua carreira e quais são seus objetivos, ou simplesmente para parabenizar por resultados.
• Leia muito sobre sua área de atuação, notícias e assuntos em geral. Você precisa ter conhecimento para elaborar uma boa comunicação;
• Viaje sempre que possível, isto proporciona conhecimento e amplia seus horizontes.
Lembrando que não basta fazer networking, você precisa ter um bom marketing pessoal. Vestuário adequado, português correto e o posicionamento pessoal são decisivos. É preciso ser uma pessoa agradável e saber se vender de forma positiva.
Muitas vezes conhecemos pessoas interessantes e temos menos de um minuto para deixar nossa marca. Crie uma apresentação pessoal marcante que possa ser expressa em no máximo 30 segundos. Reforce esta imagem com um cartão pessoal bem elaborado.
Faça tudo com muita sinceridade e amor à sua profissão! Nas relações pessoais isso é fundamental. Não force sua essência! O mundo dá voltas! Não despreze nenhum contato. Teste estas dicas e sua vida se transformará em menos de 6 meses. Sucesso!