Cachoeirinha é conhecida por ser a cidade do rock’n’roll, berço de muitas bandas de atitude. O cenário deste estilo musical é muito forte na cidade, mas será que existe espaço para outros segmentos? A banda Mariposas Cantantes surge com o balanço do samba e o compasso do forró para dizer que sim. Cachoeirinha pode até ser a cidade do rock, mas quem não curte um bom samba? Já diria Dorival Caymmi, “Quem não gosta de samba bom sujeito não é, ou é ruim da cabeça ou doente do pé.” E quem nunca se emocionou com as notas iniciais de Asa Branca? A banda Mariposas chega ao mercado musical trazendo essa mistura ritmada de samba e forró, e o resultado, claro, é música de qualidade.
A banda, que nasceu em 2008, começou com o encontro das duas integrantes do vocal (Venise e Roberta). “Estávamos ensaiando para cantarmos no mesmo lugar e resolvemos juntar a dupla e fazer um show único. Após isso nunca mais paramos. Eu, Roberta e Tiago já nos conhecíamos, depois conhecemos o Bamboocha no Mr. Dam, surgiu então, o convite para integrar a banda. Mais tarde entrou o Renato, que na época era aluno do Bamboocha. Por último veio o Vinícius, que já conhecíamos de outras bandas”, conta Venise Borges, vocal do grupo.
A vocalista fala ainda como foi o início da banda. “Começamos nos encontrando para fazer pequenos shows, a partir daí a Mariposas foi conquistando um público fiel e recebendo vários convites de bares de Porto Alegre e da região metropolitana. Nós seis temos histórico de músicos na família e optar por esse caminho profissional foi uma alternativa que aconteceu de forma diferente, mas naturalmente para cada um. Temos raízes e gêneros diversos, como rock’n roll, por exemplo”, explica.
A banda conta que a inspiração para compor vem do cotidiano, do convívio com amigos, da noite, de bares e de todo o universo que envolve a música. Tiago, Bamboocha, Venise e Roberta que escrevem as canções do grupo. “Nosso público é de todas as idades e nosso alvo são pessoas que gostem de música brasileira, queremos passar para quem nos ouve a brasilidade do nosso som e as nossas diversidades como indivíduos musicais.”, declaram animados.
A Mariposas Cantantes conquistou um público fiel e vem a cada dia alcançando o seu espaço, mas no início da carreira não foi tão fácil assim, como conta Venise. “Inicialmente foi um pouco difícil, pois onde morávamos no começo do grupo, não existiam bandas que tocavam samba. Cachoeirinha é uma cidade conhecida pelo rock, mas logo conquistamos um público fiel e parceiro. Nossa maior dificuldade era o transporte (morávamos longe dos bares) e encontrar lugares que aceitassem o samba de raiz e o forró foi complicado”, relembra Venise.
Hoje em dia, depois do sufoco inicial, a banda comemora a agenda de shows lotada e anuncia que neste ano irão lançar um cd. Os músicos confessam que têm um forte vínculo com Cachoeirinha. “Gostamos muito da cidade, a nossa história começou neste lugar. Atualmente temos alguns convites para tocar no município, mas ainda não recebemos a valorização que ganhamos em Porto Alegre”, revelam.
Saiba quem são os integrantes da Mariposas:
Roberta Moura – vocal, triangulo e chocalho.
Venise Borges – vocal e backing vocal
Tiago Souza – violão e cavaco
Vinícius Braum – violão e gaita
Diogo Bamboocha – percussões (pandeiro, caixa e perfumarias)
Renato Vasconcelos – surdo e pandeiro
Contatos para shows:
Shows ligue para: (51) 9661.1580
Email: mariposascantantes@yahoo.com.br
Facebook: www.facebook.com/banda.mariposas