Texto e Fotos | Denise de Oliveira Milbradt |
Inspirados nas obras de Alice no País das Maravilhas e Alice através do Espelho, os alunos do 6º Ano até o Ensino Médio do Colégio Ulbra São Mateus de Cachoeirinha foram desafiados a viajar no Mundo das Maravilhas. O projeto teve como objetivos a valorização da família, revisitar as boas lembranças, a autoimagem e a aceitação. Além, é claro, do incentivo ao hábito da leitura e da produção textual. As salas temáticas foram abertas ao público, no dia 17 de novembro, primeiro dia da Feira do Livro da escola, que encerrou no dia 22 e teve como tema Conexões: a literatura através de múltiplos olhares.
Na disciplina de Língua Portuguesa, além da leitura da obra e do aproveitamento dos gêneros textuais trabalhados em sala de aula em 2017, as turmas do 6º, 7º e 8º Anos foram divididas nos três tempos cronológicos: Presente, Passado e Futuro. O 6º foi o Futuro, cuja proposta foi a valorização do tempo em família. Eles trouxeram sugestões de receitas para degustar com quem amam; escreveram notícias que desejavam ler no futuro e as expuseram numa tevê feita de papelão. Trouxeram imagens das pessoas que são importantes para eles; dicas de passeios; escreveram mensagens de otimismo, além de um cantinho para realizarem fotos no dia da exposição.
O 7º Ano foi o Presente, cuja meta era valorizar o momento atual ao lado de quem é importante. Produziram biografia de uma pessoa especial para eles; trouxeram dicas de passeios; receitas; imagens das pessoas e dos momentos que gostariam de eternizar. Já o Passado da turma do 8º Ano voltou, literalmente, para as suas memórias de infância. A sala foi decorada com objetos e imagens do tempo em que eram criança; teve canto da leitura e, ainda degustação das receitas que lembravam momentos importantes.
Já no 9º Ano os três tempos foram misturados num grande baú de memórias e numa mesa repleta de delícias, uma réplica quase perfeita da ‘Hora do Chá’ tão valorizados nas obras literárias de Lewis Carroll. Os personagens, em todas as turmas, estiveram presentes na caracterização dos alunos.
No Ensino Médio literatura e cinema se misturaram a partir de uma série de intervenções realizadas nas disciplinas de Português, Biologia e Artes. Dentro das ciências biológicas foram trabalhadas questões genéticas, como a síndrome de Todd, também conhecida como Alice no País das Maravilhas. Houve pesquisa sobre a flora medicinal no RS; produção de panfletos e exposição com a cena do chá do personagem Chapeleiro. A partir da premissa “Eu através do espelho”, os estudantes tiveram que realizar uma pesquisa sobre as profissões desejadas, seguidas de exposição do futuro profissional de cada um dos envolvidos na proposta (texto e imagem). Pesquisa sobre a história dos personagens e produção artística dos mesmos. Por último, mas não menos importante, os livros oportunizaram discussões com foco nas questões feministas.