A Secretaria Municipal de Saúde de Gravataí (SMS) deflagrou ações imediatas de combate ao mosquito transmissor da doença (Aedes aegypti), recomendadas pelo Ministério da Saúde, em virtude de um paciente ter suspeita da doença ser morador da Vila Elisa. A região recebeu o “fumacê”, primeira medida de bloqueio. “Ao tomarmos conhecimento do caso suspeito, imediatamente iniciamos as ações de contenção do mosquito”, explicou o secretário de Saúde Jones Martins. Conforme o preconizado, uma área de 150 metros quadrados deve receber o “fumacê”.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que o local receberá, através do “fumacê”, a aplicação do inseticida por meio de nebulização Ultra Baixo Volume. Para a ação, é essencial que os moradores mantenham as residências abertas, buscando atingir todo e qualquer foco do mosquito Aedes aegypti. Conforme informações da SMS, o paciente já recebe atendimento médico. Após o primeiro exame, realizado em clínica particular, o resultado foi encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (IPB-Lacen). Reservatórios e/ou criadores do mosquito podem ser informados a Vigilância em Saúde pelo telefone (51) 3497-3671.
Sintomas da dengue – Em caso de sintomas da dengue, o paciente deve procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou o Pronto Atendimento Municipal – PAM 24h.
Conheça alguns dos sintomas:
– Febre alta;
– Dor nas articulações;
– Dor no fundo dos olhos;
– Manchas vermelhas na pele;
– Cansaço.