Texto por Madeleine Schein
As mudanças no mundo dos negócios têm ocorrido numa velocidade impressionante. Alguns dos principais motivos são: a acirrada concorrência, avanço da tecnologia da informação e as mudanças no perfil comportamental dos clientes.
Hoje temos um alargamento na pirâmide etária brasileira, onde em termos populacionais, existe um número predominante de adultos na faixa etária de 18 a 24 anos. Este público se comporta de forma muito diferente que os adultos maduros, ou seja, pessoas com mais de 40 anos. Eles dominam as tecnologias da informação, se comunicam muito bem através de e-mails, redes sociais e compram eletronicamente.
Há alguns anos, empresários e profissionais podiam se “dar ao luxo” de dizer que não gostavam e nem entendiam nada de tecnologia da informação. Atualmente, não há mais como fugir desta realidade, e ela é parte estratégica do marketing digital.
Mas afinal, o que é marketing digital? Se você tivesse que escolher usar apenas uma destas mídias: mídia impressa, televisão, internet ou jornal. Qual você escolheria? Se você escolheu INTERNET, então podemos concluir que o marketing digital está ocupando cada vez mais importância nas estratégias de marketing. Se você não escolheu, pergunte-se o que seu filho escolheria? Certamente INTERNET!
A facilidade que o consumidor tem de localizar qualquer produto através da internet, buscar informações que ele necessite em sites e blogs, discutir sobre as propriedades e funcionalidades nas comunidades virtuais, faz com que as empresas se preocupem em investir numa comunicação digital mais informativa, interativa, eficiente e otimizada.
Neste contexto, marketing digital são estratégias e ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes, fidelizar clientes, melhorar a sua rede de relacionamentos e fortalecer sua marca.
Quando muitas empresas ainda tentam ocupar um espaço no mercado sem site, outras comercializam seus produtos através do e-commerce, possuem blogs, utilizam comunicação através de celulares, redes sociais e otimizam seus sites possibilitando um maior resultado na busca pelos seus e-consumidores.
O Marketing Digital permite que tenhamos alto retorno sobre o investimento de tempo e dinheiro na comunicação via Internet. Além disto, possui muitos outros benefícios, como:
• Mensurar o resultado das campanhas identificando o que funciona e o que não funciona nesta comunicação;
• Promover ações segmentadas, para públicos bem definidos e com interesses em comum;
• Atrair ações gratuitas, por meio de busca orgânica no Google ou de forma viral via e-mail ou redes sociais;
• Construir uma base de dados a partir do público fiel através da promoção de conteúdo relevante;
• Utilizar ferramentas como Blog, Facebook, Twitter e Google de forma gratuita ou com custo muito inferior a outras mídias como a televisão.
O desafio está em analisar o novo perfil comportamental dos seus clientes e “prospects”, planejar e implantar ações de marketing digital, buscando estar preparado para se comunicar e ampliar seus negócios com clientes mais informados, exigentes e internautas.
Este desafio precisa ser encarado com seriedade e profissionalismo. As empresas precisam entender que para utilizar esta nova comunicação e se integrar ao mercado digital é preciso elaborar um estudo de mercado e utilizar estratégias competitivas para diferenciar-se dos concorrentes.
Outro passo importante é ter um profissional capacitado em marketing e internet para elaborar, desenvolver e acompanhar as campanhas de marketing digital. Assim como a informação é disponibilizada rapidamente na internet, os boatos e retorno de clientes mal atendidos também são registrados com facilidade e precisam ser administrados.
Para empresas de pequeno e médio porte, os benefícios do marketing digital são ainda maiores, já que dispõe de poucos recursos para promover seus produtos e serviços.
Os empreendedores ainda se beneficiam pouco do marketing digital por desconhecerem as ferramentas e sua utilização eficiente da Internet como canal de comunicação e promoção da sua empresa e produto ou por terem medo da complexidade deste meio.
Contrate um profissional capacitado e inicie algumas ações de marketing digital! Você vai se surpreender com os resultados!