Mais de 300 pessoas participam da 7ª Caminhada de Conscientização do Autismo em Gravataí
No último sábado (20), o Centro de Gravataí foi o cenário da 7ª Caminhada de Conscientização do Autismo, promovida pela Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Gravataí – Novo Horizonte. O evento reuniu mais de 300 pessoas em defesa de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.
Segundo o Presidente da Associação, Silvio Fernandes, a caminhada visa passar uma mensagem de força, de união e mostrar para as famílias que não estão sozinhas na luta por direitos.
“Então o objetivo principal da caminhada é demonstração de força, no sentido de que as famílias não estão sozinhas, de que juntos é mais fácil superar desafios e também mostrar que a gente tem uma associação que não tem viés políticos partidários, o nosso objetivo é fortalecer a causa, a gente tem questões muito fortes, muito latentes em nossa cidade com relação a carências de atendimentos, e o meu principal objetivo é estruturar a associação para que ela atinja isso, ela consiga suprir essa necessidade que hoje o poder público não faz”, destacou.
Atualmente, a Associação atende 40 famílias e conta com uma equipe multidisciplinar composta por fonoaudiólogos, psicomotricistas, nutricionistas, psicólogos, psicopedagogos e neuropsicopedagogos, em maio, uma musicoterapeuta se juntará à equipe. Além do atendimento a pessoa com autismo, a Associação presta acolhimento e realiza atendimento psicológico para as famílias dos usuários.
O contato com a Associação é feito via WhatsApp, onde é agendado um acolhimento para as famílias. Durante esse acolhimento, são entregues os documentos necessários e apresentado o espaço da associação. O atendimento é destinado não apenas a crianças, mas também a jovens e adultos dentro do espectro do autismo. Os atendimentos têm um valor social, parte do qual é destinado às profissionais e outra parte à associação para cobrir despesas como aluguel, luz e materiais necessários para as terapias.
De acordo com o Presidente, seu principal objetivo estando a frente da Associação nesta gestão é conseguir ofertar os atendimentos de forma gratuito, a partir de uma estruturação e captação de recursos da iniciativa privada. “O meu principal objetivo enquanto presidente é estruturar a associação, quando eu te falo estruturar, passa por estrutura física, jurídica, burocrática, para que a gente consiga gerar recursos e captar recursos, quando eu te falo isso, eu não estou falando em recurso público, estou falando em privado, para que a gente consiga proporcionar consultas e tratamentos 100% gratuitos, esse é o meu sonho, esse é o que eu quero”, ressaltou.
Além dos atendimentos, a Associação realiza dois projetos: o “Pais em Ação”, uma roda de conversa e troca de experiências realizada uma vez por mês, e oficinas para as crianças ministradas por uma psicopedagoga voluntária. Essas oficinas são realizadas uma vez por mês aos sábados.
Para conhecer e fazer parte da Associação basta entrar em contato no Whatsapp 51 98949-5863