Texto por Rita Trindade | foto Eduardo Biermann
Leandro Neko, 26 anos, lançou no dia 6 de setembro o livro “Escrevendo pra ninguém”. A primeira sessão de autógrafos do livro aconteceu na loja Budha Khe Rhi, na Cidade Baixa, em Porto Alegre. O lançamento virtual aconteceu no 31 de agosto no site: oamorexiste.art.br. O livro faz parte do projeto de Leandro Neko que se intitula “O amor existe”, que conta também com um EP com quatro músicas compostas pelo artista. Segundo Neko, o livro é uma coletânea de diversos textos sobre amor. Amor de amigos, entre namorados, família e todas as relações interpessoais.
Esse é o primeiro livro do escritor, que já planeja lançar outros títulos. “Com toda a empolgação que ele me deu, certamente lançarei outros. Inclusive, o segundo já tem tema, capa e já estou planejando começar a escrevê-lo. Falarei sobre os sentimentos que algumas cidades do mundo exalam. Vou até elas sentir de perto e escrever sobre isso”, revela.
Sobre as influências e motivações que o estimularam a escrever seu primeiro livro, Leandro desabafa. “Depois de 26 anos ouvindo tanta gente dizer o que eu não podia fazer, eu encontrei o meu próprio caminho dentro de todas essas coisas erradas. ‘Deixa ser quem eu quiser’ é quase o slogan da minha vida, ele foi impulsionado por todos que me disseram que o que eu gostava era ruim ou que riram de mim durante a minha infância nada saudável de mais de 90 kg. Eu não fiz nada sozinho, escrevi milhares de textos para ninguém em especial, coloquei diversas cartas que somente eram conhecidas por mim. Decidi abrir meu baú pra ver se mais alguém era assim como eu”, confessa.
Leandro é um artista completo, toca, compõe, escreve. A arte está presente na sua vida de variadas maneiras, o seu primeiro amor foi a música, ainda adolescente começou a tocar violão. “Comecei a tocar violão com 14 anos num grupo de jovens da igreja católica chamado CLJ. Após isso, montei algumas bandas, conheci muita gente e acabei chegando na Tópaz. Como escritor, iniciei a aventura há um ano, quando comecei a publicar alguns textos e frases. Com isso, veio todo o conceito do projeto/livro/EP”, explica.
Sobre como conciliar as carreiras de músico e escritor, Neko explica. “Na verdade, uma coisa completa a outra. Como músico, eu escrevo as letras das músicas e como escritor acabo contextualizando tudo. Tenho paixão pela arte. Adoro escrever, tocar, desenhar e todas as coisas que me inspirem. No atual momento, confesso que estou apaixonado pela escrita, estamos em lua-de-mel“, diverte-se.
Para saber mais sobre o projeto “O amor existe” acesse oamorexiste.art.br/ ou curta a página no facebook: www.facebook.com/oamorexisteporra