José Prior mudou-se para Cachoeirinha no início dos anos 50. Casado com Luercy Prior, teve dois filhos e destes dois neto. Empresário do ramo de materiais de construção, em 1953 construiu o Hotel Prior, o primeiro da cidade.
A cidade de Cachoeirinha estava sendo construída e loteada. Prior era o fornecedor de materiais de construção e também loteou algumas áreas. Foi vereador e concorreu a prefeito, perdendo a eleição para Ruy Teixeira, que seria cassado pela ditadura militar seis meses após ter assumido.
Sua principal contribuição a cidade foi sua incansável luta pela emancipação de Cachoeirinha. Prior foi um dos responsáveis pela união do município em torno do projeto emancipacionista. Se uniu ao adversário político Ruy Teixeira e buscou apoio das pessoas influentes em todos os setores da sociedade, inclusive no Distrito Industrial. Todos se uniram por uma mesma causa. A famosa comissão emancipatória tinha o líder sindical e comunitário Guilherme Ullmann, o Padre Geremias e também o loteador Natálio Schlaim, que foi escolhido como o presidente.
Depois disso, Prior passou a se dedicar ao seu estabelecimento comercial. Ele acompanhou todo o desenvolvimento da cidade e participou do projeto de vida de inúmeras pessoas que escolheram morar em Cachoeirinha, entre eles um dos maiores loteadores – Fidel Zanchetta, que morava no Hotel Prior.
José Prior é declaradamente contra a comercialização de áreas verdes ou públicas. Ele critica a maneira que fazem política na cidade: “Nada pelo progresso e sim para ganhar eleições”. O velho emancipador sonha poder ver a prefeitura com uma sede própria, sem pagar aluguéis e com menos funcionários também.