IPVA 2025: o que mudou e quais os prazos para os proprietários de veículos no RS
Desde o dia 11 de dezembro, os proprietários de veículos no Rio Grande do Sul podem realizar o pagamento antecipado do IPVA 2025. Além disso, uma importante novidade é a volta do antigo seguro obrigatório (SPVAT), que estava suspenso nos últimos anos.
Junto com o IPVA, os motoristas também devem ficar atentos a outras obrigações, como o licenciamento veicular, que já pode ser pago para garantir que o veículo esteja regularizado e apto para circular.
Licenciamento Veicular de 2025
O pagamento do licenciamento obrigatório de 2025, necessário para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), também já pode ser realizado. Para efetuar o licenciamento, é preciso quitar o IPVA, multas vencidas, o seguro obrigatório (SPVAT) e uma taxa de licenciamento no valor de R$ 104,36, caso o pagamento seja feito até 31 de janeiro de 2025. A partir de fevereiro, a taxa será ajustada conforme a correção da Unidade de Padrão Fiscal (UPF).
Passos para o pagamento do licenciamento:
- Verifique a situação do licenciamento e os valores a pagar no site do Detran/RS.
- Efetue o pagamento por meio de bancos conveniados ou via Pix.
- Aguarde a confirmação do licenciamento no sistema do Detran/RS.
- O CRLV será atualizado para 2025 e poderá ser emitido através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou impresso em casa (CRLV-e).
Além disso, a partir de 2025, o vencimento do licenciamento será unificado para todos os veículos, sem a divisão por placas. Todos os veículos registrados no Estado terão até 31 de julho de 2025 para circular com o CRLV 2024.
Seguro Obrigatório (SPVAT)
O pagamento do Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT), antigo DPVAT, será retomado a partir de janeiro de 2025. O pagamento do seguro é necessário para a emissão do CRLV 2025. A Caixa Econômica Federal será responsável pela administração do SPVAT e divulgará em breve os valores e os canais de pagamento.