Inscrições para a Expo Favela RS encerram na próxima terça-feira (15), evento que incentiva o empreendedorismo nas periferias chega pela primeira vez no RS.
Considerada a maior feira de negócios em favelas do Brasil, a Expo Favela desembarca no RS nos dias 1º e 02 de setembro, no centro de convenções da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Durante o evento, 80 empreendedores irão expor seus trabalhos e concorrer entre si para que sejam definidos os 10 participantes do Estado na edição nacional, que deverá reunir 120 mil pessoas entre os dias 1º de dezembro e 03 de dezembro em São Paulo/SP.
Podem se inscrever moradores de favelas e periferias, que já tenham o seu próprio negócio ou uma ideia, sem a necessidade de CNPJ.
Além disso, os interessados podem se inscrever na categoria de sua preferência, sendo elas: empreendedor; investidor; mentor; veículo de comunidade; expositor; palestrante; feira literária e voluntário.
A participação é gratuita, porém é necessário acessar o site oficial e preencher o cadastro.
Mas atenção a inscrição não garante o estande na feira. Os empreendedores passarão por um processo seletivo, com etapas definidas e aqueles selecionados serão comunicados por e-mail sobre sua participação.
Mas afinal o que é a Expo Favela?
É uma realização da Favela Holding e tem parceria social da Central Única das Favelas (CUFA), a feira é um grande evento de negócios e surgiu como um encontro entre empreendedores da favela e do asfalto.
Seus expositores são das favelas e das periferias brasileiras e o objetivo é dar visibilidade a estes negócios, para assim promover um encontro com investidores que possam apostar nestes empreendimentos.
Além disso, a Expo promete ser mais do que uma feira, em sua programação estão palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, pitches de startups, mentorias, debates, cursos, shows, filmes, desfiles e muitas outras iniciativas para conectar os participantes.
Na edição realizada em São Paulo em março de 2023, a Expo Favela São Paulo contou com 500 expositores, 33 mil visitantes, 537 workshops e 22 mil inscrições.
Municípios gaúchos se preparam para a Expo Favela RS

Antiga estação de trem Canoas
Será a primeira vez da Feira no RS e os municípios estão se mobilizando para que os empreendedores de suas periferias não percam a oportunidade de mostrar seus trabalhos.
Em Caxias do Sul a Secretaria Municipal da Cultura (SMC) promoveu uma ação de mobilização para inscrições da Expo Favela RS, no último dia 08.
Assim como Bento Gonçalves que também reuniu seus empreendedores para auxiliar no cadastramento e inscrição.
Da mesma forma Canoas fará nessa sexta-feira (11) às 19 horas, na Antiga Estação de Trem, uma reunião com o representante da Central Única das Favelas RS (CUFA) Vinicius Duarte.
Para a secretaria adjunta da Cultura de Canoas, Cristina Colares, a expectativa para a reunião de hoje é que o principal público da Feira compareça.
“Esperamos não números, ou se tiver ótimo, mas que venham os que fazem o objeto da Expo Favela acontecer: o empreendedorismo da periferia” afirma.
O objetivo será orientar e discutir ações de fortalecimento da participação dos canoenses na Feira.
Além de apresentar todo o projeto, disponibilizar uma estrutura de vídeo e internet para facilitar a inscrição, bem como tirar dúvidas dos participantes.
“Sabemos que talvez chegue diversidade de faixas etárias, diversidade de entendimento do que realmente é a Feira, mas isso também é valioso pois abrindo o espaço que o representante da CUFA nos oportunizou de estar junto, fortalece, empodera os nossos” pontua a secretaria.
A edição gaúcha conta com a parceria do governo estadual por meio do programa RS Seguro, da Secretaria da Cultura (Sedac) e da Secretaria da Segurança Pública (SSP).