Melhor aproveitamento dos espaços, áreas de lazer, estrutura elétrica e hidráulica adequadas ao consumo das famílias e menor gastos com manutenção entram na lista de vantagens.
A procura por imóveis novos tem sido cada vez maior, e as construtoras e incorporadoras têm se esmerado na qualidade de suas obras para atrair este contingente de potenciais clientes, ávidos por algo diferente em termos de engenharia e design. Por isso, o cheirinho de tinta fresca e o piso intacto não devem ser os únicos critérios para a escolha de um imóvel com este perfil. Os projetos novos são mais bem equacionados, aproveitam melhor o espaço e se adequaram às mudanças sócio-culturais dos últimos anos. Eles têm uma varanda grande, por exemplo, não têm mais quarto de empregada – já que eles não são mais tão necessários -, e alguns chegam a ter três vagas de garagem, enquanto alguns antigos não têm nenhuma.
Atualmente, os imóveis novos têm tecnologias de construção que não existiam antes e que aumentam o conforto dos moradores. Muitos imóveis novos, por exemplo, têm o sistema Shaft, que facilita a instalação de fiações e canos. O Shaft é o popular “piso falso”, que evita furação de paredes e pisos e facilita a manutenção. Alguns imóveis novos têm também sofisticados sistemas de ar condicionado e aquecimento central.
Alem disso, hoje, possuem uma estrutura elétrica mais adequada, com uma capacidade de carga elétrica maior do que os antigos. Vale lembrar que outro produto adotado nos imóveis novos no Brasil, atualmente, são as janelas de PVC. Com eficiente sistema de isolamento, evita-se a poluição sonora e as variações de temperatura bruscas de fora, maior durabilidade e são imunes a tão temida ferrugem.
Outro fator importante a ser considerado na hora de se investir neste tipo de empreendimento imobiliário refere-se ao valor das despesas com manutenção. Elas sempre ocorrem, mas um imóvel novo, por ter menos tempo de uso, tem menos chances de gerar algum tipo de despesa mais alta. Ainda que algum problema apareça, o proprietário conta com algumas garantias que cobrem eventuais prejuízos nos primeiros anos de uso do imóvel.
Áreas de lazer agradam – Os imóveis novos costumam ter áreas de lazer mais equipadas que os imóveis antigos, o que pode ser muito interessante para quem tem filhos. Esses condomínios trazem não só piscinas e salões de festas, mas também espaços como playground, academia, salão de jogos, sala de informática, piscina aquecida e, em alguns casos, até mesmo salão de beleza, padarias e lojas. Apesar da maior área de lazer, os condomínios de prédios novos tendem a ser mais baratos porque costumam ter mais unidades do que nos prédios antigos, o que aumenta o rateio das despesas.
DICAS NA HORA DE COMPRAR UM IMÓVEL NOVO
- Procure ajuda de um especialista: isso pode economizar tempo, evitar problemas desnecessários, como documentação irregular e ajuda a realizar um negócio seguro;
- Defina suas prioridades: veja o quanto pretende gastar com a compra (quantia em dinheiro, necessidade de financiamento, disponibilidade do FGTS, carro ou outro imóvel que possa ser dado como parte do pagamento);
- Pesquise: conclua a compra do imóvel somente após visitar, aproximadamente, oito unidades junto à família. Além disso, visite o escolhido mais de uma vez, faça uma inspeção e converse com os moradores;
- Negocie: não tenha vergonha de pechinchar. Faça propostas inteligentes. Se o pagamento for feito à vista, não feche negócio pelo primeiro valor ofertado;
- Contrato: ao fechar o negócio, revise todas as cláusulas contratuais e verifique a documentação do imóvel.