Gravataí: um mundo de oportunidades
Gravataí concentra um conjunto vibrante de setores para se investir com segurança jurídica e estratégia, conferidas pela sua excelente localização e por suas políticas públicas implementadas ao longo de três gestões ímpares, capitaneada atualmente pelo prefeito Luiz Zaffalon, em harmonia com os demais poderes constituídos e segmentos da sociedade civil, dentre os quais a notável ACIGRA – Associação Comercial e Industrial de Gravataí, (https://acigra.com.br/), que recentemente trouxe à cidade a primeira Faculdade do Comércio – FAC/RS.
O aumento nos investimentos, estimado em 15%, nas mais diversas áreas, em especial na construção civil, instalação e ampliação de fábricas, abertura de empresas e Centros de Distribuição (CDs), por exemplo, contrastam com a queda de 17%, registrada em nível nacional, na comparação com 2022.
Ao decidir onde investir, o aguçado olhar dos investidores perspassa por diversos fatores. E a análise do conjunto de políticas e ações públicas, em harmonia com entidades públicas e privadas relevantes para o desenvolvimento sustentável da cidade, é o mais importante fator. E é nessa mesma toada que a cidade se tornou um dos hubs de negócios em nível nacional, vide Casa das Startups, PRADOTECH (https://www.casadasstartups.com/) criada por Carlos Gerdau Johannpeter.
Em meio a tantas dificuldades, ‘a bolsa de valores gravataiense’ se tornou um refúgio seguro para os empreendedores que enxergam nela um cenário estável – e notável – consolidado por força das políticas implementadas e continuadas do governo do Prefeito Zaffalon, cujo desempenho se reflete na expansão planejada e sustentável do Município em todas as áreas, vide criação da Secretaria exclusiva para a construção da legislação mais moderna do país para atrair empresas do setor de tecnologia, Lei para Provas de Conceito etc., realização de Torneios regulares de robótica; robótica nas escolas municipais; formação junto com SENAI de turmas de robótica e linguagem de programação automação; criação da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos; realização de feiras da empregabilidade; Rua Aberta, Rua Coberta e Mercado Público.
Gravataí é, sem dúvida, um case de sucesso e de exemplo de como se deve tratar a coisa do povo – bons princípios e inarredável observância aos princípios da legalidade, da transparência, da moralidade, da celeridade, da eficácia, da humanização e da valorização. Por tudo, para quem quer empreender, investir e viver bem, Gravataí é, com certeza, a mellhor opção.
Bem-vindos à Gravataí, a cidade da INOVAÇÃO!